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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6448
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lima, Roberta de | - |
dc.contributor.author | Bergold, Leila Brito | - |
dc.contributor.author | Souza, Joana Darc Fialho de | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Genesis de Souza | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Márcia de Assunção | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T12:07:07Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T12:07:07Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1984-0446 | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6448 | - |
dc.description | 2018;71(suppl 4):1779-84 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: relatar a aplicação de um método participativo de ensino-aprendizagem sobre o tema da morte, morrer e cuidados associados, a fi m de evidenciar sua aplicabilidade junto a estudantes. Método: relato de aplicação de método participativo com grupo de 22 estudantes do 6º período do curso de Enfermagem e Obstetrícia de uma Universidade Pública Federal. A primeira etapa focou experiências pessoais dos estudantes e a segunda, as perspectivas profi ssionais. Foram utilizados como recursos para coleta de dados: música, desenho, dramatização e fotografi a. Resultados: após a aplicação do método, os estudantes atribuíram sentidos à morte e aos cuidados de enfermagem, refl etiram, criticaram e ressignifi caram experiências e vivências sobre o tema. Conclusão: o método mostrou-se aplicável e efi caz para o alcance do objetivo, ou seja, possibilita que os educandos atuem como protagonistas do ensinoaprendizagem, construindo, juntos, uma nova perspectiva do cuidado com a morte e o processo de morrer. | - |
dc.publisher | Rev Bras Enferm [Internet] | pt_BR |
dc.subject | Death | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Muerte | pt_BR |
dc.subject | Students, Nursing | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Estudiantes de Enfermería | pt_BR |
dc.subject | Education, Nursing | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educación en Enfermería | pt_BR |
dc.subject | Nursing Care | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Atención de Enfermería | pt_BR |
dc.subject | Attitude to Death | pt_BR |
dc.subject | Atitude Frente a Morte | pt_BR |
dc.subject | Actitud Frente a la Muerte | pt_BR |
dc.title | Death education: sensibility for caregiving | pt_BR |
dc.title.alternative | Educação para a morte: sensibilização para o cuidar | pt_BR |
dc.title.alternative | Educación para la muerte: sensibilización para el cuidar | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.description.abstracten | Objective: to report the application of a participatory teaching-learning method on the themes death, dying, and associate care to highlight its applicability to the students. Method: report of application of participatory method in 22 students from the 6th period of the undergraduate program in Nursing and Obstetrics of a public university. The fi rst stage focused on personal experiences of the students and the second on professional prospects. As resources for data collection we used music, drawing, drama, and photography. Results: after applying the method, the students assigned meanings to death and nursing care, refl ected, criticized, and resignifi ed experiences on the theme. Conclusion: the method was considered applicable and effective to achieve the objective, that is, it enables learners to act as protagonists of the teaching-learning process, building together a new perspective of end-of-life care. | - |
dc.description.abstractes | Objetivo: relatar la aplicación de un método participativo de enseñanza-aprendizaje sobre el tema de la muerte, morir y los cuidados asociados, con el objetivo de evidenciar su aplicabilidad junto a estudiantes. Método: relato de aplicación de método participativo con grupo de 22 estudiantes del 6º período del curso de Enfermería y Obstetricia de una Universidad Pública Federal. La primera etapa enfocó las experiencias personales de los estudiantes y la segunda, las perspectivas profesionales. Fueron utilizados como recursos para la recogida de datos: la música, el dibujo, la dramatización y la fotografía. Resultados: Después de la aplicación del método, los estudiantes atribuyeron sentidos a la muerte y a los cuidados de enfermería, refl ejaron, criticaron y resignifi caron las experiencias y las vivencias sobre el tema. Conclusión: el método se mostró aplicable y efi caz para el alcance del objetivo, o sea, posibilita que los educandos accionen como protagonistas de la enseñanza-aprendizaje, construyendo, juntos, una nueva perspectiva del cuidado con la muerte y el proceso de morir. | - |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
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Death education sensibility for caregiving.pdf | 491.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
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