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dc.contributor.authorSiqueira, Kassia de Oliveira Martins-
dc.contributor.authorBueno, Marina Fernandes-
dc.contributor.authorSouza, Taís-
dc.date.accessioned2022-05-23T18:01:08Z-
dc.date.available2022-05-23T18:01:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Kassia de Oliveira Martins; BUENO, Marina Fernandes; SOUZA, Taís. Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil. Revista Horizontes, v. 33, n. 2, p. 19-26, jul./dez. 2015.-
dc.identifier.issn2317-109x-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/7196-
dc.descriptionp. 19-26,pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986). Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.-
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherRevista Horizontespt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectCultural Diversitypt_BR
dc.subjectDiversidad Culturalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChild Rearingpt_BR
dc.subjectCrianza del Niñopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.titleDiversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeCultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood educationpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenThis article aims to discuss the daily life in early childhood education and its relation to the contemporary discourse about childhood, taking into question the current definition of child that is found in public policy and legislation of the field of education.The proposed analysis takes as it’s starting point the experience of one of the authors at a daycare center in the municipality of Rio de Janeiro, from which some constituent elements of public education policies and their speeches about childhood are pointed, especially those which take the "child being" for what they lack, for what they do not know/do, disregarding them in their singularities.The methodology chosen for this study is the research-intervention, Institutional Analysis tool, from which knowledge is produced from the questioning of the interventions of the researcher and its implications with the research object.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Serviço Social



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