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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/8103
Title: | As práticas corporais e atividades físicas na gestão tripartite do SUS: Estrutura organizacional, financiamento e oferta |
Other Titles: | Body practices and physical activities in the tripartite management of the SUS: organizational structure, financing and supply |
Authors: | Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de Almeida, Érika Rodrigues de Loch, Mathias Roberto Knuth, Alan Goularte |
Keywords: | Planejamento em Saúde Health Planning Planificación en Salud Exercício Físico Exercise Ejercicio Físico Sistema Único de Saúde Unified Health System Sistema Único de Salud |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Ciência & Saúde Coletiva |
Citation: | Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de et al. As práticas corporais e atividades físicas na gestão tripartite do SUS: estrutura organizacional, financiamento e oferta. Ciência & Saúde Coletiva [online]. , v. 27, n. 06, 2022, p. 2163-2174. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232022276.15242021. |
Abstract: | Objetivou-se analisar a estrutura organizacional, o financiamento e a oferta de programas e ações de práticas corporais e atividades físicas (PCAF) considerando a gestão tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS). Com recorte nos anos de 2018 a 2020, foram solicitadas informações do Ministério da Saúde (MS), das 26 secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal (SES) e das 26 secretarias de saúde municipais das capitais (SMS). Foram recebidas 40 respostas (taxa de 74%). De forma complementar, a partir da relevância do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf AB) na oferta das PCAF, foi realizada pesquisa em sistema de informações. Apenas o MS, duas SES e quatro SMS apresentavam estrutura específica de gestão das PCAF; a possibilidade de financiamento foi apontada pelo MS, em seis SES e oito SMS. Em relação aos programas, parecem limitar-se ao Academia da Saúde. Já em relação à oferta de PCAF, observou-se que, de 2015 a 2020, o percentual de participação do Nasf AB foi sempre maior do que 70%, chegando a 82,3%. Assim, o panorama constituído no MS, nas SES e SMS das capitais configura uma tímida disposição de elementos essenciais, como estrutura organizacional, financiamento, programas e ações para que as PCAF possam avançar enquanto política pública de saúde. |
Description: | v. 27, n. 06, 2022, p. 2163-2174. |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/8103 |
ISSN: | 1678-4561 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área técnica Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer |
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