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dc.contributor.authorGadelha, Bárbara de Queiróz-
dc.contributor.authorMuzi, Camila Drumond-
dc.contributor.authorGuimarães, Raphael Mendonça-
dc.date.accessioned2022-07-04T14:04:52Z-
dc.date.available2022-07-04T14:04:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2358-291X-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/8523-
dc.description2020;28(3):353-361-
dc.description.abstractIntrodução: A satisfação dos pacientes é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços. Para uniformizar as pesquisas foi criado o EORTC-IN-PATSAT32. Objetivo: O objetivo foi avaliar a satisfação dos pacientes com a internação. Método: Foram entrevistados 322 pacientes, através dos questionários socioeconômico e EORTC-IN-PATSAT32. Os itens múltiplos foram agrupados nas dimensões previstas na versão brasileira do questionário. Foram utilizados testes de hipóteses para avaliar diferenças na avaliação. Resultados: A maioria dos pacientes era do sexo masculino, maiores de 60 anos, baixa escolaridade, casados, em atendimento clínico e sem metástase. Maior nível de satisfação foi com alta hospitalar e maior insatisfação com a estrutura. Houve maior satisfação com a equipe multiprofissional entre os pacientes com menor escolaridade e mais de 40 anos. Os pacientes cirúrgicos e brancos tiveram a maior satisfação com os médicos. Pacientes casados foram os mais satisfeitos com a conduta terapêutica, enquanto homens e idosos foram os mais satisfeitos com a estrutura, e os brancos mais satisfeitos com a alta. Conclusão: Sexo, faixa etária, raça, grau de escolaridade, estado civil e modalidade de tratamento influenciam a satisfação dos pacientes. Recomenda-se o desenvolvimento de estudos em outros hospitais do país para relacionar a satisfação com as características da população brasileira.-
dc.publisherCad. Saúde Colet.pt_BR
dc.subjectIN-PATSAT32pt_BR
dc.subjectAmbiente hospitalarpt_BR
dc.subjectHospital environmentpt_BR
dc.subjectInquéritos e Questionáriospt_BR
dc.subjectSurveys and Questionnairespt_BR
dc.subjectNeoplasiaspt_BR
dc.subjectNeoplasmspt_BR
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subjectHospitalizationpt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação de pacientes oncológicos com o serviço de saúde em um hospital público no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of oncology patients’ satisfaction with health service in a public hospital in Brazilpt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenBackground: Patient satisfaction is fundamental to improve the quality of health services. In order to standardize the surveys, the EORTC-IN-PATSAT32 questionnaire was created. Objective: The objective was to evaluate patients’ satisfaction with hospitalization. Method: 322 patients were interviewed through the socioeconomic aspects and EORTC-IN-PATSAT32 questionnaires. The multiple items were grouped in the dimensions provided for in the Brazilian version of the questionnaire. Hypothesis tests were used to evaluate differences in the evaluation. Results: The majority of the patients were male, older than 60 years, low educational level, married, in clinical care and without metastasis. Higher level of satisfaction was with hospital discharge and greater dissatisfaction with the structure. There was greater satisfaction with the multi-professional team among patients with less education and more than 40 years. Surgical and white patients had the greatest satisfaction with physicians. Married patients were the most satisfied with the therapeutic conduct, while men and elderly were the most satisfied with the structure, as long as whites were more satisfied with the discharge. Conclusion: Patient satisfaction is influenced by gender, age, race, education level, marital status and treatment modality. It is recommended the development of studies in other hospitals in the country to relate the satisfaction with the characteristics of the Brazilian population.-
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