Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/8816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Cicero Ivan Alcantara-
dc.contributor.authorPacheco, Sandra Teixeira de Araújo-
dc.contributor.authorSoeiro, Gabriella-
dc.contributor.authorAdame, Déborah Gomes-
dc.contributor.authorPeres, Patricia Lima Pereira-
dc.contributor.authorAraujo, Barbara Bertolossi Marta de-
dc.date.accessioned2022-07-07T14:00:45Z-
dc.date.available2022-07-07T14:00:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2764-6149-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/8816-
dc.description.abstractObjetivo: analisar a produção científica abordando construção e validação de materiais educativos para crianças com doenças crônicas e seus familiares. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de dados de Enfermagem, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e no portal de periódicos da CAPES, no período de janeiro a abril de 2017 e novembro de 2018, com recorte temporal de 2010 a 2017. Resultados: das 74 publicações selecionadas, 11 foram incluídas no estudo. Os estudos apontaram que os materiais educativos proporcionaram a melhora na adesão ao tratamento, no cuidado da criança e o aumento da segurança nos cuidados prestados. Conclusão: considerando a reduzida produção científica identificada, espera-se que esta revisão contribua para a construção e validação de novas tecnologias com repercussões na promoção da educação em saúde dessas crianças e seus familiares.-
dc.publisherRev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2018; 26:e34208.pt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectNiñopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectEducación en Saludpt_BR
dc.subjectMateriais de Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching Materialspt_BR
dc.subjectMateriales de Enseñanzapt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subjectTecnología Educacionalpt_BR
dc.titleConstrução e validação de materiais educativos para criança com doença crônica: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeConstruction and validation of educational materials for children with chronic disease: an integrative reviewpt_BR
dc.title.alternativeConstrucción y validación de materiales educativos para niños con enfermedad crónica: una revisión integrativapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenObjective: to analyze the scientific production addressing the construction and validation of educational materials for children with chronic diseases and their families. Method: this integrative review was carried out in the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Nursing Database (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) databases, and in the CAPES periodicals portal, from January to April 2017 and November 2018, for the period from 2010 to 2017. Results: of the 74 selected publications, 11 were included in the study. The publications found that educational materials yielded improved treatment adherence and child care and increased care safety. Conclusion: considering the small scientific production identified, this review is expected to contribute to constructing and validating new technologies with effects on the promotion of health education for these children and their families.-
dc.description.abstractesObjetivo: analizar la producción científica enfocando construcción y validación de materiales educativos para niños con enfermedades crónicas y sus familiares. Método: se trata de una revisión integrativa realizada sobre las bases de datos Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud, Base de datos de Enfermería, Sistema Online de Búsqueda y Análisis de Literatura Médica y en el portal de revistas de la CAPES, en el período de enero a abril de 2017 y noviembre de 2018, con recorte temporal de 2010 a 2017. Resultados: de las 74 publicaciones seleccionadas 11 fueron incluidas en el estudio. Los estudios mostraron que los materiales educativos proporcionaron la mejora en la adhesión al tratamiento, el cuidado del niño y el aumento de la seguridad en los cuidados ofrecidos. Conclusión: considerando la reducida producción científica identificada, se espera que esta revisión contribuya a la construcción y validación de nuevas tecnologías con repercusiones en la promoción de la educación en salud de estos niños y sus familiares.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.