Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/8856
Title: Estudo dos fatores associados ao não acesso ao resultado do exame preventivo para câncer do colo do útero na Rede SUS do município do Rio de Janeiro
Authors: Coeli, Claudia Medina
Martins, Luís Felipe Leite
Almeida, Liz Maria de
Pinheiro, Rejane Sobrino
Melo, Enirtes Caetano Prates
Russomano, Fábio Bastos
Zeferino, Luiz Carlos
Keywords: Neoplasias do Colo do Útero
Uterine Cervical Neoplasms
Neoplasias del Cuello Uterino
Teste de Papanicolaou
Papanicolaou Test
Prueba de Papanicolaou
Acesso aos Serviços de Saúde
Health Services Accessibility
Accesibilidad a los Servicios de Salud
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Citation: MARTINS, Luís Felipe Leite. Estudo dos fatores associados ao não acesso ao resultado do exame preventivo para o câncer do colo do útero na rede SUS do município do Rio de Janeiro. 2015. 152 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Abstract: Introdução: O rastreamento do câncer do colo do útero pelo exame citopatológico continua sendo a abordagem mais efetiva para o controle da doença, apesar dos recentes avanços tecnológicos para a sua prevenção. Entretanto, para que o programa seja efetivo é necessário que a mulher receba o resultado do exame e conclua o tratamento. Objetivo: Investigar fatores associados ao não acesso ao resultado do último citopatológico em uma amostra de mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e residentes no município do Rio de Janeiro. Métodos: Os dados dessa análise são provenientes de um estudo transversal com mulheres que foram submetidas ao exame citopatológico, atendidas em unidades de saúde da rede pública do município do Rio de Janeiro. Foram calculados os percentuais de não acesso ao resultado do exame segundo as variáveis de estudo: idade, escolaridade, conhecimento sobre o exame, periodicidade de realização do exame, atividade remunerada, tempo gasto para chegar à unidade de saúde, dificuldade de marcação da consulta, informação sobre quando buscar o resultado e avaliação da paciente sobre o profissional que realizou a coleta de material para o exame. Para medir o grau de associação foram estimadas razões de prevalência brutas e ajustadas e seus respectivos intervalos de confiança por meio do modelo de regressão log-binomial. Para cada variável de estudo, foram construídos DAGS (Directed Acyclic Graph) visando identificar o conjunto mínimo de fatores de confusão que deveriam ser ajustados. Além disso, os motivos das usuárias para o não acesso ao resultado do exame citopatológico foram registrados. Resultados: A prevalência de não acesso ao resultado foi de 18,4%. As mais jovens, raça/cor preta, que tiveram dificuldade para marcar a consulta, que não receberam informação sobre quando buscar o resultado e a avaliação regular/ruim do paciente sobre o profissional mostraram associação com o não acesso ao resultado do exame. Em relação aos motivos para não acesso ao resultado do exame, as questões relacionadas à organização e infraestrutura da unidade de saúde e as questões individuais (não liberação do trabalho e falta de tempo) foram os motivos mais frequentes. Conclusão: Este estudo apontou que o não acesso ao resultado do exame pode estar relacionado a problemas no sistema de saúde, que poderiam ser corrigidos desde que prestadores de serviços de saúde conhecessem as necessidades e expectativas dos clientes. É importante que o serviço de saúde tenha maior conhecimento sobre seus usuários e sobre as condições de atendimento, visando a um melhor planejamento das ações de prevenção, melhoria da qualidade assistencial e impacto sobre a morbimortalidade.
Description: 152 f : il. color.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/8856
Appears in Collections:TCCs, Teses e Dissertações defendidas em Instituições Externas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.