Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9503
Title: Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre equipamentos de proteção individual: a contribuição das instituições formadoras
Other Titles: Nursing graduating student’s knowledge on personal protective equipment: contributions of educational institutions
Conocimiento de los graduandos de enfermería sobre equipos de seguridad: la aportación de las instituciones formadoras
Authors: Souza, Adenícia Custódia Silva e
Neves, Heliny Carneiro Cunha
Tipple, Anaclara Ferreira Veiga
Santos, Silvana de Lima Vieira dos
Silva, Cecília Ferreira da
Barreto, Regiane Aparecida dos Santos Soares
Keywords: Equipamentos de Proteção
Protective Devices
Equipos de Seguridad
Precauções Universais
Universal Precautions
Precauciones Universales
Educação em Enfermagem
Education, Nursing
Educación en Enfermería
Issue Date: 2008
Publisher: Revista Eletrônica de Enfermagem
Citation: SOUZA, Adenícia Custódia Silva e et al. Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre equipamentos de proteção individual: a contribuição das instituições formadoras. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 10, n. 2, p. 428-437, 2008.
Abstract: Estudo objetivou verificar a compreensão dos alunos acerca do uso de Equipamento de proteção individual (EPI) na perspectiva do controle de infecção e identificar a contribuição dos cursos de graduação em enfermagem para a construção do conhecimento dos graduandos sobre esta temática. Realizado com 182 (58,3%) graduandos concluintes dos cursos de enfermagem em Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás no ano de 2005. Os dados foram obtidos por meio de um questionário após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa e analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostram múltiplas condutas dos alunos no uso e manuseio de jaleco, luvas, máscara, óculos e gorro. Embora relatem fazer uso de EPI, não conhecem suas finalidades de uso, ainda que tenham sido abordadas em disciplina curricular. O conhecimento é inconsistente e sinaliza falha no processo de ensino. Verificamos uma vulnerabilidade dos acadêmicos em relação à prevenção de infecções adquiridas ocupacionalmente.
Description: p. 428-437.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9503
ISSN: 1518-1944
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.