Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9523
Title: Sobrevida e fatores prognósticos em uma coorte hospitalar de pacientes com câncer de próstata localizado
Other Titles: Survival and prognostic factors in a hospital cohort of patients with localized prostate cancer
Authors: Silva, Gulnar Azevedo e
Santos, Arn Migowski Rocha dos
Teixeira, Maria Teresa Bustamante
Rebelo, Marise Souto
Sichieri, Rosely
Keywords: Neoplasias da Próstata
Prostatic Neoplasms
Neoplasias de la Próstata
Prognóstico
Prognosis
Pronóstico
Antígeno Prostático Específico
Prostate-Specific Antigen
Issue Date: 2008
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Centro Biomédico. Instituto de Medicina Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Citation: SANTOS, Arn Migowski Rocha dos. Sobrevida e fatores prognósticos em uma coorte hospitalar de pacientes com câncer de próstata localizado. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Abstract: O câncer de próstata é a neoplasia mais incidente entre os homens brasileiros. Atualmente, grande parte destes tumores é confinada à próstata no momento do diagnóstico. No entanto, muitos tumores clinicamente classificados como localizados não o são de fato, levando a indicações terapêuticas curativas não efetivas. Por outro lado, muitos pacientes com câncer sem significância clínica são tratados desnecessariamente em função da limitação prognóstica do estadiamento clínicos (pré-tratamento) de pacientes com diagnóstico histológico de adenocarcinoma de próstata localizado (estágios I e II), em coorte hospitalar composta por pacientes tratados no Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, matriculados entre 1990 a 1999. As funções de sobrevida foram calculadas empregando-se o estimados de Kaplan-Meier tomando-se como início a data do diagnóstico histológico e como eventos os óbitos cuja causa básica foi o câncer de próstata. Para avaliação dos fatores prognósticos clínicos foram calculadas as hazard ratios (HR), com intervalos de confiança de 95%, seguindo-se o modelo de riscos proporcionais de Cox. Foram analisadas como fatores prognósticos independentes as variáveis: idade, cor, grau de instrução, data do primeiro tratamento, grau de diferenciação celular d o tumor primário biopsiado (Gleason), estadiamento clínico e PSA total pré-tratamento. O pressuposto dos riscos proporcionais foi avaliado pela análise dos resíduos de Schoenfeld e a influência de valores aberrantes pelos resíduos martingale e escore. Foram selecionados 258 pacientes pelos critérios de elegibilidade do estudo, dos quais 46 foram a óbito durante o período de seguimento. A sobrevida global foi de 88% em 5 anos e de 71% em 10 anos. Idade maior que 80 anos, classificação de Gleason maior que 6, PSA maior que 40ng/ml, estádio B2 e cor branca foram marcadores independentes de pior prognóstico. Fatores prognósticos clássicos na literatura foram úteis na estimativa do prognóstico nesta coorte hospitalar. Os resultados mostram que para pacientes diagnosticados em fases iniciais, os fatores sócio-econômico analisados, não influenciaram o prognóstico. Outros estudos devem ser conduzidos no país para investigar as diferenças no prognóstico em relação à etnia.
Description: 112 p.: il. p&b.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9523
Appears in Collections:TCCs, Teses e Dissertações defendidas em Instituições Externas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.