Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9863
Title: | O olhar do estudante médico em relação ao parto humanizado em maternidade mageense: aprendizado e Merleau-Ponty |
Other Titles: | Medical student's view of humanized childbirth in mageense maternity: learning and Merleau- Ponty La visión del estudiante de medicina sobre el parto humanizado en maternidad mageense: aprendizaje y Merleau-Ponty |
Authors: | Carneiro, Eliane Cristina da Silva Pinto Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Pereira, Eliane Ramos Farber, Sonia Sirtoli Minuzzi, Cristineide dos Anjos Lobosco, Maria Paula Jahara Andrade, Alessandra Cerqueira dos Santos |
Keywords: | Educação Médica Education Medical Educación Médica Percepção Perception Percepción Educação Médica Continuada Education Medical Continuing Educación Médica Continua Merleau-Ponty |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Research, Society and Development |
Abstract: | O objetivo do estudo foi captar a percepção dos estudantes de medicina em relação ao parto em unidade hospitalar do Sistema Único de Saúde com foco na humanização de sua práxis na cidade de Magé/Rio de Janeiro, onde é incipiente a implementação da Política Nacional de Humanização. O referencial filosófico teve embasamento em Maurice Merleau-Ponty. Foi estudo qualitativo em que, por meio de entrevista apoiada na fenomenologia com dezoito estudantes de medicina, em sala apropriada durante o horário do estágio não curricular dos mesmos, foram transcritos seus relatos e assim, se fez possível a reflexão da vivência dos mesmos em relação ao aprendizado do parto normal ou cesáreo. Após a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa específico (parecer número 2.872.462), realizou-se a entrevista fenomenológica. Os estudantes colocaram a qualidade de aprendizado do parto normal no referido estabelecimento de saúde como satisfatória, entretanto, apontaram a dificuldade de se colocarem em prática a humanização, diante da alta demanda de atendimentos na instituição de saúde em estudo. A análise da percepção do outrem reencontra a dificuldade que o mundo cultural suscita, conforme Merleau-Ponty, e assim se observa, por vezes, um lapso na formação de parte dos entrevistados, no tocante à construção da empatia, como elemento do humanizar. Depreende-se que a melhora do ensino médico prático em Obstetrícia deve envolver a compreensão do contexto sociocultural das gestantes e aspectos de gestão de recursos e política, capazes de impactar o cuidado integral da gestante e formação do médico. |
Description: | v. 9, n. 5, e116953230, 2020 |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9863 |
ISSN: | 2525-3409 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O olhar do estudante médico em relação ao parto humanizado em maternidade mageense aprendizado e Merleau-Ponty..pdf | 388.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.