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Title: O olhar do estudante médico em relação ao parto humanizado em maternidade mageense: aprendizado e Merleau-Ponty
Other Titles: Medical student's view of humanized childbirth in mageense maternity: learning and Merleau- Ponty
La visión del estudiante de medicina sobre el parto humanizado en maternidad mageense: aprendizaje y Merleau-Ponty
Authors: Carneiro, Eliane Cristina da Silva Pinto
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Pereira, Eliane Ramos
Farber, Sonia Sirtoli
Minuzzi, Cristineide dos Anjos
Lobosco, Maria Paula Jahara
Andrade, Alessandra Cerqueira dos Santos
Keywords: Educação Médica
Education Medical
Educación Médica
Percepção
Perception
Percepción
Educação Médica Continuada
Education Medical Continuing
Educación Médica Continua
Merleau-Ponty
Issue Date: 2020
Publisher: Research, Society and Development
Abstract: O objetivo do estudo foi captar a percepção dos estudantes de medicina em relação ao parto em unidade hospitalar do Sistema Único de Saúde com foco na humanização de sua práxis na cidade de Magé/Rio de Janeiro, onde é incipiente a implementação da Política Nacional de Humanização. O referencial filosófico teve embasamento em Maurice Merleau-Ponty. Foi estudo qualitativo em que, por meio de entrevista apoiada na fenomenologia com dezoito estudantes de medicina, em sala apropriada durante o horário do estágio não curricular dos mesmos, foram transcritos seus relatos e assim, se fez possível a reflexão da vivência dos mesmos em relação ao aprendizado do parto normal ou cesáreo. Após a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa específico (parecer número 2.872.462), realizou-se a entrevista fenomenológica. Os estudantes colocaram a qualidade de aprendizado do parto normal no referido estabelecimento de saúde como satisfatória, entretanto, apontaram a dificuldade de se colocarem em prática a humanização, diante da alta demanda de atendimentos na instituição de saúde em estudo. A análise da percepção do outrem reencontra a dificuldade que o mundo cultural suscita, conforme Merleau-Ponty, e assim se observa, por vezes, um lapso na formação de parte dos entrevistados, no tocante à construção da empatia, como elemento do humanizar. Depreende-se que a melhora do ensino médico prático em Obstetrícia deve envolver a compreensão do contexto sociocultural das gestantes e aspectos de gestão de recursos e política, capazes de impactar o cuidado integral da gestante e formação do médico.
Description: v. 9, n. 5, e116953230, 2020
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9863
ISSN: 2525-3409
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