Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11201
Title: | A educação permanente como instrumento para o matriciamento em saúde mental |
Other Titles: | Permanent education as a tool for mental health enrollment La educación permanente como herramienta para la inscripción en salud mental |
Authors: | Rezende, Jéssica do Nascimento Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Messias, Cláudia Maria Cortez, Elaine Antunes Galvão, Vanessa Teles Luz Stephan Abrantes, Elida Gabriela Serra Valença |
Keywords: | Atenção Primária à Saúde Primary Health Care Atención Primaria de Salud Educação Continuada Atenção à Saúde Delivery of Health Care Atención a la Salud |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Research, Society and Development |
Abstract: | Através de uma revisão integrativa da literatura, foi realizada a análise reflexiva sobre como a política nacional de educação permanente, é reconhecida pelas equipes de saúde, e como os profissionais utilizam esta ferramenta no processo de matriciamento em saúde mental. O estudo foi realizado nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus, PubMed e MEDLINE, sendo encontrados 117 estudos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados seis artigos. Com a análise dos estudos, foram identificados os temas mais abordados, sendo elencados em três categorias: Desafios e ganhos da educação permanente no matriciamento em saúde mental, Educação permanente como estratégia do matriciamento em saúde mental e Estratégias de educação permanente e matriciamento na rotina dos serviços de saúde. Os dados apresentados pelos estudos, apontam que a educação permanente para o matriciamento em saúde mental é reconhecida pelos profissionais como uma importante ferramenta de trabalho, que proporciona o diálogo e o encontro entre os pares, fortalecendo o cuidado em rede. Contudo, há relatos de que é comum esses espaços perderem, com o tempo, a horizontalidade, que é intrínseco a essas organizações institucionais. Neste sentido, é importante que os encontros sejam avaliados regularmente, para que as equipes reflitam se os espaços continuam sendo pulsantes, pois sem o desejo, não há educação permanente, nem matriciamento em saúde mental. |
Description: | v. 9, n. 7, e952954685, 2020 |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/11201 |
ISSN: | 2525-3409 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A educação permanente como instrumento para o matriciamento em saúde mental.pdf | 295.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.