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Title: A educação permanente para promoção da segurança do paciente pediátrico: uma revisão integrativa
Other Titles: Permanent education to promote pediatric patient safety: an integrative review
Educación permanente para promover la seguridad del paciente pediátrico: una revisión integradora
Authors: Galvão, Vanessa Teles Luz Stephan
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Messias, Cláudia Maria
Abrantes, Elida Gabriela Serra Valença
Rezende, Jéssica do Nascimento
Cortez, Elaine Antunes
Keywords: Segurança do Paciente
Patient Safety
Seguridad del Paciente
Enfermagem Pediátrica
Pediatric Nursing
Enfermería Pediátrica
Educação Continuada
Education, Continuing
Educación Continua
Ensino
Teaching
Enseñanza
Educação em Enfermagem
Education, Nursing
Educación en Enfermería
Issue Date: 2020
Publisher: Research, Society and Development
Abstract: Este artigo tem como objetivo investigar a produção científica acerca da utilização da educação permanente para promoção da segurança do paciente pediátrico. Trata-se de uma revisão integrativa de artigos oriundos das bases de dados ADOLEC, LILACS, BDENF e SciELO e PubMed publicados entre 2015 a 2019. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que incorpora novas reflexões no ambiente trabalhado e é baseada na aprendizagem significativa para transformação das práticas profissionais. Considerando que a ocorrência de eventos adversos nos cuidados em saúde é uma preocupação mundial, a ampliação de ações, como a introdução de estratégias educativas no meio profissional, pode ser uma importante medida para promoção da segurança da criança. No que tange aos resultados, 04 estudos atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa, emergindo como categorias empíricas: Abordagens para a Segurança do Paciente Pediátrico e Contribuições da Educação Permanente em favor da Segurança do Paciente Pediátrico. Concluiu-se que a EPS, através da utilização de metodologias ativas de aprendizagem, pode sensibilizar profissionais para as práticas seguras em favor da criança, porém ainda são escassos os estudos desta temática.
Description: v. 9, n. 7, e568974500, 2020
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/11203
ISSN: 2525-3409
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



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