Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11203
Title: | A educação permanente para promoção da segurança do paciente pediátrico: uma revisão integrativa |
Other Titles: | Permanent education to promote pediatric patient safety: an integrative review Educación permanente para promover la seguridad del paciente pediátrico: una revisión integradora |
Authors: | Galvão, Vanessa Teles Luz Stephan Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Messias, Cláudia Maria Abrantes, Elida Gabriela Serra Valença Rezende, Jéssica do Nascimento Cortez, Elaine Antunes |
Keywords: | Segurança do Paciente Patient Safety Seguridad del Paciente Enfermagem Pediátrica Pediatric Nursing Enfermería Pediátrica Educação Continuada Education, Continuing Educación Continua Ensino Teaching Enseñanza Educação em Enfermagem Education, Nursing Educación en Enfermería |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Research, Society and Development |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo investigar a produção científica acerca da utilização da educação permanente para promoção da segurança do paciente pediátrico. Trata-se de uma revisão integrativa de artigos oriundos das bases de dados ADOLEC, LILACS, BDENF e SciELO e PubMed publicados entre 2015 a 2019. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que incorpora novas reflexões no ambiente trabalhado e é baseada na aprendizagem significativa para transformação das práticas profissionais. Considerando que a ocorrência de eventos adversos nos cuidados em saúde é uma preocupação mundial, a ampliação de ações, como a introdução de estratégias educativas no meio profissional, pode ser uma importante medida para promoção da segurança da criança. No que tange aos resultados, 04 estudos atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa, emergindo como categorias empíricas: Abordagens para a Segurança do Paciente Pediátrico e Contribuições da Educação Permanente em favor da Segurança do Paciente Pediátrico. Concluiu-se que a EPS, através da utilização de metodologias ativas de aprendizagem, pode sensibilizar profissionais para as práticas seguras em favor da criança, porém ainda são escassos os estudos desta temática. |
Description: | v. 9, n. 7, e568974500, 2020 |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/11203 |
ISSN: | 2525-3409 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A educação permanente para promoção da segurança do paciente pediátrico uma revisão integrativa.pdf | 520.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.