Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11257
Title: Como a dose absorvida no CTV é afetada pela margem de PTV e pelo protocolo de imagens em radioterapia externa de câncer de próstata
Authors: Souza, Caroline Castro
Fortes, Saulo Santos
Gonçalves, Flavia dos Reis
Silveira, Thiago Bernardino da
Santos, Maria Tereza Cunha dos
Keywords: Radioterapia
Radiotherapy
Neoplasias da Próstata
Prostatic Neoplasms
Neoplasias de la Próstata
Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
Cone-Beam Computed Tomography
Tomografía Computarizada de Haz Cónico
Issue Date: 2020
Citation: SOUZA, Caroline Castro et al. Como a dose absorvida no CTV é afetada pela margem de PTV e pelo protocolo de imagens em radioterapia externa de câncer de próstata, Braz. J. Rad. Sci, p. 1-15, 2020.
Abstract: Este estudo teve por objetivo investigar o impacto de diferentes margens de PTV na cobertura do CTV dependendo da técnica de IGRT utilizada. Foram utilizadas 155 imagens de CBCT de 8 pacientes com neoplasia de próstata, tratados com radioterapia de técnica modulada, dose prescrita de 7400 cGy em 37 aplicações, para estimar a dose acumulada no CTV em dois cenários: utilizando imagens planares e parâmetros ósseos ou utilizando CBCT baseado na localização da próstata para verificação correta do posicionamento do paciente. Para cada cenário foram comparadas margens de PTV de 6 mm isotrópica e margem de 8 mm,exceto na direção posterior, que foi de 6 mm. Não houve diferença estatística significativa para as diferentes técnicas empregadas no caso de margem de 8 mm em V95%. Para margens de 6 mm houve diferença significativa de V100% e V95% entre as técnicas, Neste estudo, o uso de CBCT aprimorou a cobertura do CTV. Os resultados apontam que o uso de CBCT possibilita a redução de margens de PTV garantindo a cobertura do CTV.
Description: 15 p.: il. p&b. e color.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/11257
Appears in Collections:Artigos de Periódicos publicados pela Área de Ensino Multiprofissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCR Caroline Castro.pdf573.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.