Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11386
Title: Bronquiolite obliterante com pneumonia em organização após radioterapia: Relato de caso de diagnóstico após esofagectomia
Authors: Sabino, Flávio Duarte
Câmara, Eduardo Rodrigues Zarco da
Aquino, Cibele
Keywords: Bronquiolite Obliterante
Bronchiolitis Obliterans
Bronquiolitis Obliterante
Radioterapia
Radiotherapy
Issue Date: 2017
Citation: Câmara, Eduardo Rodrigues Zarco da. Bronquiolite obliterante com pneumonia em organização após radioterapia: Relato de caso de diagnóstico após esofagectomia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Médica em Programa Cirurgia Oncológica) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2017.
Abstract: Bronquiolite obliterante com pneumonia em organização é uma doença pulmonar difusa, infiltrativa, principalmente idiopática, e as possíveis causas são infecções pulmonares, drogas, doença vascular de colágeno, tireoidite ou radioterapia. A lesão pulmonar por radiação é um evento comum após a radioterapia. Este artigo apresenta um relato de caso de ocorrência de Bronquiolite obliterante com pneumonia em organização após esofagectomia minimamente invasiva que possivelmente foi associada à radioterapia. A paciente, uma mulher de 66 anos, foi diagnosticada com carcinoma epidermóide esofágico do terço médio, recebeu quimioradioterapia neoadjuvante. Nove semanas após a terapia neoadjuvante, a paciente foi submetida a esofagectomia toraco-laparoscópica minimamente invasiva. Durante o período pós-operatório (PO), a paciente apresentou dispnéia e achados hipoxêmicos em gasometria arterial. Fizemos o diagnóstico de Bronquiolite obliterante com pneumonia em organização por biópsia pulmonar utilizando toracotomia direita e achados histopatológicos. Com base nesse diagnóstico, iniciamos a administração de metilprednisolona. A paciente apresentou melhora clínica após o início da corticoterapia. Este é o primeiro caso de Bronquiolite obliterante com pneumonia em organização diagnosticado no pós-operatório inicial de uma esofagectomia. Este relato de caso serve para aumentar a conscientização da doença pulmonar intersticial no diagnóstico diferencial de pacientes com infiltrado pulmonar após radioterapia. Assim, os pacientes que não apresentam resolução rápida de infiltrados devem receber investigação adicional.
Description: 19 p.: il. color. e p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11386
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Médico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC EDUARDO CÂMARA.pdf589.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.