Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11559
Title: Perfil das mulheres com câncer de mama atendidas na região Norte do Brasil de acordo com o tempo entre o diagnóstico e o tratamento, 2013 a 2015
Authors: Almeida, Liz Maria de
Souza, Mirian Carvalho de
Rodrigues, Luana Rego
Cancela, Marianna de Camargo
Lou, Marianna Brito de Araujo
Keywords: Neoplasias da Mama
Breast Neoplasms
Neoplasias de la Mama
Serviços de Saúde
Health Services
Servicios de Salud
Registros Hospitalares
Hospital Records
Registros de Hospitales
Issue Date: 2018
Citation: RODRIGUES, Luana Rego. Perfil das mulheres com câncer de mama atendidas na região Norte do Brasil de acordo com o tempo entre o diagnóstico e o tratamento, 2013 a 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Multiprofissional em Oncologia/Fisioterapia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2018.
Abstract: O câncer de mama é um problema de saúde pública e diversas estratégias estão sendo criadas para minimizar a morbidade e a mortalidade dessa doença, desde a detecção precoce até o incentivo ao tratamento em tempo oportuno. Um dos exemplos é a Lei nº12.732, de 22 de novembro de 2012, que dispõe sobre o primeiro tratamento de pacientes com neoplasia maligna e estabelece que o prazo de início de tratamento não deve ultrapassar 60 dias contados a partir da data do diagnóstico. O propósito deste estudo foi conhecer o perfil das mulheres com câncer de mama, atendidas entre 2013 e 2015, na região Norte, em função do cumprimento da Lei nº12.732. Para atingir os objetivos, foi realizado um estudo observacional, utilizando dados dos registros hospitalares de câncer dos hospitais habilitados para tratamento oncológico localizados na região Norte do Brasil. Das 1.012 pacientes que atenderam esses critérios, 949 foram incluídas na análise dos dados. As pacientes que iniciaram o tratamento em até 60 dias foram comparadas com as pacientes que iniciaram o tratamento em mais de 60 dias após o diagnóstico do câncer de mama, segundo características sociodemográficas, comportamentais e de acesso ao sistema de saúde. O teste Qui-Quadrado ( 2 ) foi aplicado considerando o nível de significância de 5%. Conforme os resultados obtidos, o tempo mediano para iniciar o tratamento foi de 44 dias após o diagnóstico. Observou-se que 62% iniciaram o tratamento dentro do prazo estipulado em lei. A faixa etária de maior frequência foi de 40 a 49 anos e mulheres com idade mais avançada demoraram mais tempo para iniciar o tratamento. Houve o predomínio de mulheres pardas e sem histórico de câncer na família. Aproximadamente 94% das mulheres procederam de serviços do SUS. Com relação ao primeiro tratamento recebido, cirurgia e quimioterapia foram as estratégias mais realizadas. Após o final do primeiro tratamento, a maioria das pacientes apresentou doença em progressão e, destas, a maior parte iniciou o tratamento até 60 dias após o diagnóstico. Por fim, foi observado um percentual significativo de atraso entre o diagnóstico e o início do tratamento em mulheres com câncer de mama na região Norte e a maioria delas teve progressão da doença. A disseminação de informações sobre a importância da realização dos exames preventivos para o câncer de mama, o acesso oportuno aos serviços de atenção à saúde e a redução do tempo entre o diagnóstico e início do tratamento são ações que podem proporcionar um melhor prognóstico para essas mulheres.
Description: 47 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11559
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Multiprofissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCR 19 de fevereiro.pdf896.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.