Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12142
Title: O novo Sistema de Classificação de Bethesda para nomenclatura citológica de nódulos de tireoide e o surgimento da Neoplasia Folicular Não Invasiva da Tireoide com características nucleares Papilífero-like (NIFTP)
Authors: Nascimento, Marilene Filgueira do
Dias, Everton Mesquita
Costa, Luciana Carvalho
Eisenberg, Ana Lucia Amaral
Keywords: Nódulo da Glândula Tireoide
Thyroid Nodule
Nódulo Tiroideo
Neoplasias da Glândula Tireoide
Thyroid Neoplasms
Neoplasias de la Tiroides
Patologia
Pathology
Patología
Biópsia por Agulha
Biopsy, Needle
Biopsia con Aguja
Issue Date: 2018
Citation: DIAS, Everton Mesquita. O novo Sistema de Classificação de Bethesda para nomenclatura citológica de nódulos de tireoide e o surgimento da Neoplasia Folicular Não Invasiva da Tireoide com características nucleares Papilífero-like (NIFTP). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Médica em Citopatologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2018.
Abstract: O câncer é um problema impactante na saúde pública com estimativa de mais de 20 milhões de casos no mundo para 2025, dentre os quais o de tireoide respondeu em 2012 por 298 mil novos casos, e em 2016, no Brasil, por 6960 casos. Sua principal manifestação é por meio de nódulos na tireoide, que devem ser abordados por PAAF e analisados citologicamente em situações específicas (nódulos frios e maiores que 1 cm) e suspeitas (história clínica favorável, exame físico e exames de imagem com alterações suspeitas) para diferenciar condições benignas (maioria dos nódulos) das malignas (dentre as quais se destacam os carcinomas bem diferenciados), selecionando os casos que merecem seguimento clínico e os que devem ser submetidos à intervenção cirúrgica. A presente revisão da literatura objetivou, nesse contexto, descrever, com base nos estudos vigentes, a aplicação do novo Sistema Bethesda, instituído em 2017 para uniformizar a nomenclatura citológica dos espécimes de tireoide utilizando critérios citomorfológicos e classificando os achados em categorias, bem como falar da nova entidade NIFTP. Assim, detectou-se que o Sistema Bethesda é de grande aceitação e guarda grandes sensibilidade, especificidade e acurácia no diagnóstico citológico. Diversos estudos demonstraram que os riscos estimados de malignidade nas categorias pelo sistema obtiveram correspondência com os resultados de avaliação dos espécimes cirúrgicos. Ademais a utilização do Sistema permitiu a padronização dos diagnósticos, facilitando a comunicação entre os diversos profissionais envolvidos no manejo das doenças da tireoide. E a NIFTP é uma entidade nova de grande impacto na estimativa de risco de malignidade no Sistema e tem um excelente prognóstico.
Description: 51 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12142
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Médico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC citopatologia EVERTON MESQUITA DIAS.pdf397.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.