Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12231
Title: Reconstrução de parede torácica em pacientes mastectomizadas por câncer de mama avançado: análise de 3 anos no Instituto Nacional de Câncer
Authors: Neves, William Maicom Palermo Fernandes
Lucas, Frederico Avellar Silveira
Ruiz, Cecília
Lobato, Aline
Caiado Neto, Brasil Ramos
Keywords: Mamoplastia
Mammaplasty
Neoplasias da Mama
Breast Neoplasms
Neoplasias de la Mama
Issue Date: 2017
Publisher: AMRIGS
Citation: NEVES, William Maicom Palermo Fernandes et al. Reconstrução de parede torácica em pacientes mastectomizadas por câncer de mama avançado: análise de 3 anos no Instituto Nacional de Câncer, Revista da AMRIGS, Porto Alegre, V. 61, n. 2, p. 82-86, 2017. Suplemento.
Abstract: O trabalho avalia os diferentes tipos de reconstrução de parede torácica que podem ser aplicados em pacientes submetidas a mastectomias por tumores em estágio avançado, seja como forma de tratamento local ou paliativo. Os grandes defeitos resultantes muitas vezes impossibilitam a reconstrução mamária imediata e por outro lado requerem a reconstrução da parede torácica. Os retalhos miocutâneos de latíssimo do dorso, vertical do músculo reto abdominal (VRAM) e fasciocutâneo toracoabdominal são opções de reconstrução quando é impossível o fechamento primário. O estudo evidencia ainda a menor possibilidade de fechamento primário em pacientes submetidas RT neoadjuvante, provavelmente devido às alterações induzidas pela radiação como a perda de elasticidade cutânea e lesão vascular que leva a hipóxia tecidual.
Description: 5 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12231
Appears in Collections:Artigos de Periódicos publicados pela Área de Ensino Médico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.