Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12283
Title: Detecção e caracterização de anomalias novas e recorrentes em cariótipos complexos na leucemia mielóide aguda da infância: um estudo por citogenética clássica, abordagens moleculares e avaliação de dados clínicos
Authors: Silva, Maria Luiza Macedo
Matos, Roberto Rodrigues Capela de
Ribeiro, Raul Corrêa
Sá, Mariana Emerenciano Cavalcanti de
Maia, Raquel Ciuvalschi
Ferman, Sima Esther
Land, Marcelo Gerardin Poirot
Gomes, Renata Binato
Brown, Gilda Alves
Keywords: Leucemia Monocítica Aguda
Leukemia, Monocytic, Acute
Cariótipo
Karyotype
Cariotipo
Análise Citogenética
Cytogenetic Analysis
Análisis Citogenético
Issue Date: 2019
Citation: MATOS, Roberto Rodrigues Capela de. Detecção e caracterização de anomalias novas e recorrentes em cariótipos complexos na leucemia mielóide aguda da infância: um estudo por citogenética clássica, abordagens moleculares e avaliação de dados clínicos. 2019. Tese (Doutorado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2019.
Abstract: A Leucemia Mielóide Aguda (LMA) representa um grupo bastante heterogêneo de malignidades hematológicas. Na LMA podem ser encontradas alterações citogenéticas associadas com os grupos de risco, de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), e relacionadas aos subtipos morfológicos, de acordo com a classificação Franco-Americano-Britânica (FAB). Por exemplo, a t(8;21)(q22;q22) / RUNX1-RUNX1T1, também associada ao subtipo FAB M2, a t(15;17)(q22;q21) / PML-RARα, associada ao FAB M3, e a inv(16)(p13;q22) / CBFβ- MYH11, associada ao M4, as quais estão relacionadas a um prognóstico favorável, de acordo com a resposta ao tratamento. Por outro lado, pacientes que apresentam -5 ou a del(5q), -7, a del(7q), a inv(3q) / t(3;3)(q21;q26) / GATA2 / MECOM, a t(6;9) (p23;q34) / DEK-NUP214, del(9q), t(9;22)(q34;q11) / BCR-ABL1, rearranjos do gene KMT2A e, cariótipos complexos com estas anormalidades e/ou outras aberrações crípticas, são selecionados para protocolo de alto risco, incluindo o transplante de medula óssea. Cariótipos complexos (CC) (10% da LMA) podem carrear, crípticamente, uma ou mais anomalias cromossômicas as quais podem ser responsáveis por um prognóstico adverso. A literatura vem sugerindo uma correlação entre o conjunto das aberrações detectadas em um cariótipo complexo, e a resposta clínica, o que torna clara a necessidade de uma refinação deste perfil cariotípico. A citogenética ainda é considerada uma das mais poderosas ferramentas para compreensão dos rearranjos cromossômicos e mecanismos subjacentes à transformação leucêmica, portanto, com este trabalho, nós objetivamos detectar e caracterizar, através da combinação de técnicas de citogenética convencional (bandeamento G) e molecular (fluorecense in situ hibridization, Multiplex-FISH e o multicolor chromosome banding), cariótipos complexos e/ou inconclusivos, de modo a contribuir para uma melhor definição do perfil cariotípico, de pacientes pediátricos diagnosticados com LMA. Em nossa amostra total de pacientes pediátricos diagnosticados com LMA, 22 (16,5%) foram caracterizados apresentando cariótipos complexos. Neste contexto, este estudo foi importante para discutir pela primeira vez a prevalência dos CCs na LMA da infância no Brasil. Além disto, os resultados deste trabalho demonstraram a eficácia das abordagens cito-moleculares na caracterização de cariótipos complexos, permitindo a contribuição com novos achados para a literatura, através da detecção de anomalias subcariotípicas raras, e novas variantes complexas, que apresentaram impacto prognóstico na leucemia mielóide aguda da infância.
Description: 143 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12283
Appears in Collections:Teses Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.