Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12314
Title: Características genotípicas do papilomavirus humano nas lesões intraepiteliais de alto grau e no câncer do colo do útero em mulheres atendidas em centros de referência oncológica do estado de Pernambuco
Authors: Almeida, Liz Maria de
Pinto, Rodrigo Alves
Souza, Ariani Impieri de
Moreira, Miguel Angelo Martins
Thuler, Luiz Claudio Santos
Soares, Esmeralda Augusta Jardim Machado
Chaves, Gabriela Villaça
Braga, Maria Cynthia
Soares, Marcelo Alves
Machado, Elizabeth Stankiewicz
Keywords: Alphapapillomavirus
Papillomaviridae
Neoplasias do Colo do Útero
Uterine Cervical Neoplasms
Neoplasias del Cuello Uterino
Issue Date: 2018
Citation: PINTO, Rodrigo Alves. Características genotípicas do papilomavirus humano nas lesões intraepiteliais de alto grau e no câncer do colo do útero em mulheres atendidas em centros de referência oncológica do estado de Pernambuco. 2018. Tese (Doutorado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2018.
Abstract: Introdução: O câncer do colo do útero é o quarto câncer mais comum em mulheres no mundo. No Brasil, ocupa a terceira posição e, no Nordeste, corresponde ao segundo tipo mais incidente. O Papilomavirus Humano (HPV) é o fator etiológico mais importante para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. As linhagens do HPV dos tipos oncogênicos (especialmente o HPV 16) têm demonstrado potenciais carcinogênicos distintos. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar as características genotípicas do HPV encontrado nas lesões intraepiteliais de alto grau (LIAG) e no câncer do colo do útero (CCU) bem como descrever as características clínicas e epidemiológicas de mulheres atendidas em centros de referência para tratamento oncológico do estado de Pernambuco. Material e Métodos: Estudo epidemiológico observacional transversal de base hospitalar onde foi aplicado um questionário para a coleta de dados epidemiológicos através de entrevista face a face com as pacientes atendidas em ambulatórios de patologia cervical com LIAG ou com CCU. A biópsia foi realizada para confirmar o tipo histológico de lesão e para o estudo molecular do HPV. O material biológico foi processado para isolamento do DNA do HPV, amplificado por técnicas de PCR e purificado para sequenciamento do DNA. As sequências foram comparadas às sequências identificadas nos bancos de dados de bibliotecas virtuais para classificação do tipo de HPV e sua linhagem. Análises estatísticas foram realizadas para avaliar as diferenças epidemiológicas entre as populações, bem como, a diferença de frequência das linhagens do HPV16 entre os dois grupos. Resultados: Foram realizadas 631 entrevistas e 440 coletas de material biológico. O HPV 16 foi o mais encontrado tanto no grupo do CCU (60,7%) quanto de LIAG (53,9%). O HPV 18 foi o segundo mais frequente nas mulheres com CCU (9,5%). No entanto, nas mulheres com LIAG a infecção por este tipo de HPV ocupou apenas a oitava posição (1,5%). No grupo das mulheres com LIAG, o HPV35 e o HPV58 ocuparam a segunda posição em frequência (7,7%, cada). A linhagem A do HPV-16 foi a mais frequente em ambos os grupos, identificada em 76,3% dos casos. As linhagens B e C em 6,8% e a linhagem D, em 16,9%. No CCU, a linhagem A foi identificada em 62,0%, as linhagens B e C em 5,1% e a linhagem D, em 32,9%. A linhagem D foi mais frequente nas mulheres com CCU do que nas mulheres com LIAG apresentando diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p<0,05). Conclusões: O HPV16 é o genótipo mais prevalente em ambos os grupos. A linhagem A do HPV16 foi a mais prevalente em ambos os grupos. A linhagem D do HPV16 foi encontrada com maior frequência no grupo com CCU quando comparada com o grupo com LIAG, podendo estar relacionada a um maior potencial carcinogênico.
Description: 141 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12314
Appears in Collections:Teses Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.