Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12340
Title: Impacto do gradiente da extensão extranodal no desenvolvimento de metástase a distância nos pacientes com carcinoma papilífero de tireoide
Authors: Dias, Fernando Luiz
Gomes, Michelle Azevedo
Souza, Mirian Carvalho de
Bulzico, Daniel Alves
Balieiro, Fernanda Vaisman
Almeida, Liz Maria de
Carvalho, Marcos Brasilino de
Melo, Andreia Cristina de
Keywords: Câncer Papilífero da Tireoide
Thyroid Cancer, Papillary
Cáncer Papilar Tiroideo
Extensão Extranodal
Extranodal Extension
Extensión Extranodal
Prognóstico
Prognosis
Pronóstico
Metástase Neoplásica
Neoplasm Metastasis
Metástasis de la Neoplasia
Issue Date: 2022
Citation: GOMES, Michelle Azevedo. Impacto do gradiente da extensão extranodal no desenvolvimento de metástase a distância nos pacientes com carcinoma papilífero de tireoide. 2022. Dissertação (Mestrado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2022.
Abstract: Introdução: A extensão extranodal (EEN) é reconhecida como um importante fator prognóstico, capaz de relacionar-se com recorrência, metástase a distância e diminuição da sobrevida doença-específica nos pacientes com carcinoma papilífero de tireoide (CPT). Objetivo: Estimar o risco do desenvolvimento de metástase a distância (MD) nos doentes com EEN e avaliar a probabilidade do desenvolvimento de MD de acordo com um gradiente de EEN que se baseia na rotura circunferencial da cápsula do linfonodo, classificando-a em focal (até 1/3) e difusa (≥ 1/3). Método: Trata-se de um estudo retrospectivo, baseado no levantamento de informações dos prontuários e de revisão de lâminas de pacientes com dezoito anos ou mais, que realizaram esvaziamento cervical para o tratamento de doença linfonodal do CPT, atendidos no Instituto Nacional do Câncer (INCA) entre 01/01/2009 e 31/12/2014. Resultados: Foram incluídos no estudo 89 pacientes, dos quais 13% apresentaram metástases a distância. A presença de mais de três linfonodos com EEN representou um risco cerca de quatorze vezes maior de desenvolvimento de metástase a distância, mesmo após ajuste para a faixa etária (HR=13,74; IC95%: 2,88-65,62; p-valor=0,001). A probabilidade de desenvolvimento de metástase a distância em sessenta meses foi de 50% (IC95% 21,5-86,3) nos doentes com mais de três linfonodos com EEN. A presença de EEN difusa conferiu maior probabilidade de desenvolvimento de metástase a distância, porém não houve significância estatística para essa característica. Conclusão: A presença de mais de três linfonodos com EEN confere aos pacientes maior risco de desenvolvimento de metástase a distância e, portanto, deve ser valorizada na tomada de decisão terapêutica.
Description: 87 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12340
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.