Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12347
Title: Prognóstico dos pacientes com câncer de pulmão não pequenas células, tratados com cirurgia, no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva de 2010 a 2016
Authors: Souza, Mirian Carvalho de
Monteiro, Andréia Salarini
Araújo, Luiz Henrique de Lima
Melo, Andreia Cristina de
Mello, Fernanda Carvalho de Queiroz
Lima, Vladmir Cláudio Cordeiro de
Almeida, Liz Maria de
Oliveira, Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de
Keywords: Neoplasias Pulmonares
Lung Neoplasms
Carcinoma Pulmonar de Células não Pequenas
Carcinoma, Non-Small-Cell Lung
Carcinoma de Pulmón de Células no Pequeñas
Prognóstico
Prognosis
Pronóstico
Análise de Sobrevida
Survival Analysis
Análisis de Supervivencia
Issue Date: 2021
Citation: MONTEIRO, Andreia Salarini. Prognóstico dos pacientes com câncer de pulmão não pequenas células, tratados com cirurgia, no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva de 2010 a 2016. 2021. Dissertação (Mestrado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2021.
Abstract: Introdução: O câncer de pulmão é a neoplasia maligna mais incidente entre os homens e a terceira mais frequente entre as mulheres. Sua sobrevida é baixa na maioria dos países do mundo, variando entre 10% e 20% em cinco anos. Isso ocorre, principalmente, porque em apenas 16% dos casos o diagnostico é feito quando a doença ainda é localizada. E mesmo nesses casos, em que um tratamento cirúrgico curativo pode ser oferecido, a recorrência varia entre 30% e 70% e esta ocorre, principalmente, nos primeiros dois anos. Alguns fatores têm sido associados a um melhor prognóstico como estadiamento (TNM) inicial ao diagnóstico, bom PS (0 e 1), pouca perda ponderal (<5% do peso corporal) e ser do sexo feminino. Metodologia: Neste estudo de coorte retrospectiva foi descrito o perfil dos pacientes tratados com cirurgia curativa no INCA de 2010 a 2016 e identificados os fatores associados a sobrevida em cinco anos. Resultados: Foram incluídos 104 pacientes, com idade média de 62 anos, em sua maioria do sexo feminino (58%), brancos (63%), com até o ensino fundamental completo (61%) e histórico de tabagismo (85%). O adenocarcinoma foi o tipo histológico mais frequente (68%). Os estádios IA e IB foram os mais frequentes (56%). Cerca de 30% dos pacientes apresentaram recidiva e a probabilidade global de sobrevida em cinco anos foi estimada em 61% IC95%: (51,1-69,9). Conclusão: Estádio patológico avançado e presença de invasão vascular foram associados a um pior prognóstico controlando pela idade.
Description: 141 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12347
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Prognóstico dos pacientes com câncer de pulmão não pequenas células,.pdf9.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.