Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12562
Title: Estudo exploratório sobre as representações dos Pais relativamente à Educação em creche
Authors: Assis, Mônica de
Fuertes, Marina
Keywords: Creches
Child Day Care Centers
Relação Escola-Família
Representações dos Pais
Issue Date: 2014
Publisher: Interacções, N. 30, pp. 138-158 (2014)
Abstract: Tendo em conta o aumento do número de estruturas de apoio à primeira infância, particularmente, a expansão da creche, a investigação tem-se debruçado sobre as questões da qualidade. A generalidade dos estudos centra-se na discriminação das dimensões de qualidade e, raramente, a representação dos pais sobre a creche (e sua qualidade) tem sido alvo de estudo. Partindo do pressuposto que a discussão sobre a qualidade da creche deve ser baseada na evidência empírica mas também é uma construção social baseada nos valores e representações dos seus atores, fomos ouvir os pais. Assim, quisemos conhecer: Como escolhiam a creche do seu filho(a)? Qual o seu conceito de qualidade? Que valor atribuem às experiências vividas pelos seus filhos ou filhas na creche? Que representação têm do papel do profissional de educação? Para o efeito, entrevistamos 20 pais sobre as suas Representações acerca da Creche num estudo exploratório e qualitativo. Os entrevistados foram na maioria dos casos mães (18 em 20) de crianças entre os 8 e os 32 meses (M = 21,65; 9 meninas, 11 meninos; 13 primogénitos). De modo geral, o estudo revelou que os pais valorizam a creche como espaço de promoção do desenvolvimento da criança; valorizam a dimensão afetiva do trabalho em creche; as educadoras como profissionais qualificados de educação e desejam uma relação estreita, aberta e respeitosa entre a creche e a família.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12562
ISSN: 1646-2335
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Detecção Precoce



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.