Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12690
Title: Promoção da Saúde e Envelhecimento: avaliação de uma experiência no ambulatório do Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI / UERJ
Authors: Valla, Victor Vincent
Hartz, Zulmira Maria de Araújo
Assis, Mônica de
Keywords: Promoção da Saúde
Health Promotion
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Program Evaluation
Idoso
Aged
Grupos Etários
Age Groups
Educação
Education
Educação em Saúde
Health Education
Issue Date: 2004
Citation: ASSIS, Mônica de. Promoção da Saúde e Envelhecimento: avaliação de uma experiência no ambulatório do Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI / UERJ. 2004. 235 f. Tese (Pós-Graduação em Saúde Pública) – Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004.
Abstract: Esta tese apresenta uma pesquisa avaliativa sobre análise de implantação do projeto de promoção da saúde, desenvolvido no ambulatório do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Aberta da Terceira Idade / UERJ. O projeto é interdisciplinar e baseado em princípios da Educação Popular em Saúde, conjugando a prática educativa do grupo Encontros com a Saúde com a avaliação multidimensional de saúde e qualidade de vida, aplicada individualmente com fins preventivos e assistenciais. O estudo aborda o ideário de envelhecimento saudável a partir da gerontologia e do debate contemporâneo da promoção da saúde. Um modelo teórico-lógico das ações orientou as medidas de avaliação, combinando dados qualitativos e quantitativos obtidos através da documentação do projeto e do estudo de evolução de uma coorte de idosos reavaliada após dois anos. A comparação de dados quantitativos nas duas avaliações foi feita quanto aos eixos autocuidado, utilização de serviços preventivos e assistenciais, controle de doenças crônicas, participação social e política e saúde e bem-estar subjetivos. Uma revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas de promoção da saúde do idoso foi realizada para situar a experiência no âmbito nacional e internacional. A análise incorporou as falas dos idosos nas produções de grupo e as impressões captadas pela observação participante. As repercussões ao final dos grupos indicam alcance dos objetivos de socialização e debate de informações sobre saúde e envelhecimento, reforço da auto-estima e ampliação dos contatos e da rede social. Os indicadores quantitativos analisados apontam discretas mudanças nos eixos analisados, favoráveis em alguns aspectos e desfavoráveis em outros, permitindo inferir certo grau de estabilização considerado positivo em se tratando de população idosa e das perdas comuns na velhice. A análise problematiza fatores que influenciam a relação dos idosos com as ações preventivas e o autocuidado em saúde. Conclui-se que o projeto é um processo em construção na direção de incorporar a perspectiva política e sociocultural mais ampla da promoção da saúde, mas que traz elementos que potencializam a reorientação das práticas de saúde em direção a uma atenção integral, pautada na humanização e no fortalecimento da participação dos sujeitos sobre questões que afetam a saúde e o bem-estar, nos planos individual e coletivo.
Description: 235 p.: il. p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12690
Appears in Collections:Teses, Dissertações e Monografias Defendidas pelos Servidores do INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.