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dc.contributor.authorMendes, Felipe Lacerda-
dc.contributor.authorPerez, Cristina de Abreu-
dc.contributor.authorCasado, Letícia-
dc.contributor.authorPinho, Mariana Coutinho Marques de-
dc.contributor.authorSeta, Marismary Horsth de-
dc.date.accessioned2023-06-30T13:18:33Z-
dc.date.available2023-06-30T13:18:33Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2176-9745-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14318-
dc.description2022; 68(4): e-112712pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O tabagismo persiste como grave problema de saúde pública, apesar dos avanços nos campos da saúde e legislativos, que culminaram em redução significativa na prevalência de fumantes. No entanto, a embalagem de cigarros continua exercendo papel publicitário em pontos de venda, festivais culturais e Internet. Essa estratégia reflete no aumento do tabagismo entre jovens, o que exige a implementação de novas medidas. A padronização das embalagens tem sido adotada internacionalmente, com resultados relevantes. Objetivo: Desvendar percepções e representações das embalagens padronizadas de cigarros entre adultos fumantes e não fumantes brasileiros, e identificar possíveis efeitos na experimentação, consumo e cessação do tabagismo. Método: Foram constituídos seis grupos focais em três capitais. Fumantes e não fumantes manipularam protótipos dessas embalagens, descrevendo experiências próximas da vida real. Os participantes também avaliaram as cores dos protótipos. Seus depoimentos foram submetidos à análise de conteúdo desenvolvida manualmente pelos pesquisadores, identificando percepções e representações, e apontando possíveis repercussões sobre o comportamento de fumar. Resultados: As percepções dos participantes apontaram menor atratividade e menor qualidade do produto, levando ao desinteresse em sua compra. As advertências sanitárias foram percebidas como mais proeminentes, tornando os riscos do tabagismo mais evidentes. Os resultados sugerem que essas embalagens desencorajam a experimentação e iniciação entre jovens, com potenciais estímulos à cessação do tabagismo. Conclusão: As embalagens padronizadas parecem gerar mudança de significação sobre o produto, que, ao romperem a representação positiva da personalidade do fumante transmitida pelas marcas de cigarros, direcionam sua imagem para uma realidade próxima das enfermidades associadas ao tabagismo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Cancerologiapt_BR
dc.subjectTabagismopt_BR
dc.subjectTobacco Use Disorderpt_BR
dc.subjectTabaquismopt_BR
dc.subjectEmbalagem de Produtos Derivados do Tabacopt_BR
dc.subjectTobacco-Derived Products Packingpt_BR
dc.subjectEnvasado de Productos Derivados del Tabacopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.title“Eu entro num Consórcio Funerário”. Percepções e Representações de Adultos sobre Embalagens Padronizadas de Cigarrospt_BR
dc.title.alternative“I Join a Funeral Consortium”. Perceptions and Representations about Cigarette Plain Packagespt_BR
dc.title.alternative“Me Uno a un Consorcio Funerario”. Percepciones y Representaciones sobre los Paquetes de Cigarrillos Neutropt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractIntroduction: Smoking persists as a serious public health problem, despite health and legislative advances, that have led to a significant reduction in the prevalence of smokers. Despite that, cigarette packs continues to play an advertising role at points of sale, cultural festivals and on the Internet. This strategy is reflected in the increase of smoking among young people, which requires the implementation of new measures. The standardization of cigarette packs has been adopted internationally, with relevant results. Objective: To unravel perceptions and representations of plain cigarette packs among adult smokers and non-smokers in Brazil, and to identify possible effects on experimentation, consumption and smoking cessation. Method: Six focus groups were set up in three capitals. Smokers and non-smokers manipulated prototypes of these packs, describing experiences close to real life. The participants also evaluated the colors of the prototypes. Their statements were submitted to content analysis, manually developed by the investigators, identifying perceptions and representations, and pointing out possible repercussions on smoking behavior. Results: The participants’ perceptions indicated less attractiveness and lower quality of the product, leading to disinterest in purchasing it. Health warnings were perceived as more prominent, making the risks of smoking clearly evident. The results suggest that plain packs discourage experimentation and initiation among young people, with potential stimuli for smoking cessation. Conclusion:The standardized packs seem to generate a change in the product meaning, which, by breaking the positive representation of the smoker’s personality, transmitted by cigarette brands, directs the smoker’s image to a reality close to the diseases associated with smokingpt_BR
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