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Title: “Eu entro num Consórcio Funerário”. Percepções e Representações de Adultos sobre Embalagens Padronizadas de Cigarros
Other Titles: “I Join a Funeral Consortium”. Perceptions and Representations about Cigarette Plain Packages
“Me Uno a un Consorcio Funerario”. Percepciones y Representaciones sobre los Paquetes de Cigarrillos Neutro
Authors: Mendes, Felipe Lacerda
Perez, Cristina de Abreu
Casado, Letícia
Pinho, Mariana Coutinho Marques de
Seta, Marismary Horsth de
Keywords: Tabagismo
Tobacco Use Disorder
Tabaquismo
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Tobacco-Derived Products Packing
Envasado de Productos Derivados del Tabaco
Percepção
Issue Date: 2023
Publisher: Revista Brasileira de Cancerologia
Abstract: Introdução: O tabagismo persiste como grave problema de saúde pública, apesar dos avanços nos campos da saúde e legislativos, que culminaram em redução significativa na prevalência de fumantes. No entanto, a embalagem de cigarros continua exercendo papel publicitário em pontos de venda, festivais culturais e Internet. Essa estratégia reflete no aumento do tabagismo entre jovens, o que exige a implementação de novas medidas. A padronização das embalagens tem sido adotada internacionalmente, com resultados relevantes. Objetivo: Desvendar percepções e representações das embalagens padronizadas de cigarros entre adultos fumantes e não fumantes brasileiros, e identificar possíveis efeitos na experimentação, consumo e cessação do tabagismo. Método: Foram constituídos seis grupos focais em três capitais. Fumantes e não fumantes manipularam protótipos dessas embalagens, descrevendo experiências próximas da vida real. Os participantes também avaliaram as cores dos protótipos. Seus depoimentos foram submetidos à análise de conteúdo desenvolvida manualmente pelos pesquisadores, identificando percepções e representações, e apontando possíveis repercussões sobre o comportamento de fumar. Resultados: As percepções dos participantes apontaram menor atratividade e menor qualidade do produto, levando ao desinteresse em sua compra. As advertências sanitárias foram percebidas como mais proeminentes, tornando os riscos do tabagismo mais evidentes. Os resultados sugerem que essas embalagens desencorajam a experimentação e iniciação entre jovens, com potenciais estímulos à cessação do tabagismo. Conclusão: As embalagens padronizadas parecem gerar mudança de significação sobre o produto, que, ao romperem a representação positiva da personalidade do fumante transmitida pelas marcas de cigarros, direcionam sua imagem para uma realidade próxima das enfermidades associadas ao tabagismo.
Description: 2022; 68(4): e-112712
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14318
ISSN: 2176-9745
Appears in Collections:Artigo de Periódicos da Pesquisa Clínica

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