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dc.contributor.authorSilva, Vanessa Miranda Gomes da-
dc.contributor.authorTelles, Audrei Castro-
dc.contributor.authorGuimarães, Nathalia de Paula Albuquerque-
dc.contributor.authorSouza, Flávia Navi de-
dc.contributor.authorCampo, Lívia Lírio-
dc.contributor.authorBittencourt, Nair Caroline Cavalcanti de Mendonça-
dc.contributor.authorNigri, Regina Bokehi-
dc.contributor.authorSouza, Maria das Graças Gazel de-
dc.date.accessioned2023-07-04T14:56:44Z-
dc.date.available2023-07-04T14:56:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Miranda Gomes da et al. A propulsão do teleatendimento no cuidado paliativo oncológico domiciliar durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. 1-9, 2022.-
dc.identifier.issn2525-3409-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14327-
dc.descriptionp. 1-9.: tab. p&b.-
dc.description.abstractObjetivo: descrever a experiência de um serviço de assistência domiciliar, para garantir a continuidade da assistência a pacientes em cuidados paliativos oncológicos exclusivos, durante a pandemia. Metodologia: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. Teve como cenário um Hospital Federal, localizado no Rio de Janeiro, Brasil. Desenvolvimento: durante a pandemia da COVID-19, foram desenvolvidas estratégias de aprimoramento do teleatendimento em saúde, ferramenta que já era usada no serviço de forma incipiente e que passou a assumir maior importância nas rotinas do serviço. Os caminhos adotados foram direcionados não somente para atender as demandas espontâneas, como também para realizar a busca ativa de pacientes sintomáticos, permitindo a triagem de casos por gravidade. Considerações finais: Embora tenham sido encontrados diversos desafios como a insuficiência de profissionais e carência de aporte tecnológico, dentre outros, um leque de ações foi desenvolvido promovendo o acolhimento e o monitoramento dos pacientes de forma remota e segura. Conclui-se que a incorporação do teleatendimento trouxe contribuições para o atendimento dos pacientes atendidos por este serviço com benefícios que ultrapassam as necessidades do período da pandemia.pt_BR
dc.publisherResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectNeoplasiaspt_BR
dc.subjectNeoplasmspt_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.subjectPalliative Carept_BR
dc.subjectAssistência Domiciliarpt_BR
dc.subjectHome Nursingpt_BR
dc.subjectAtención Domiciliaria de Saludpt_BR
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectTelemedicinept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.titleA propulsão do teleatendimento no cuidado paliativo oncológico domiciliar durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeThe propulsion of call service in palliative oncology care in the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.title.alternativeLa propulsión del servicio de llamada en el cuidado paliativo oncológico domiciliario durante la pandemia COVID-19pt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.terms.abstractObjective: to describe the experience of a home care service to ensure continuity of care for patients in exclusive palliative cancer care during the pandemic. Methodology: qualitative, descriptive study, experience report type. The setting was a Federal Hospital, located in Rio de Janeiro, Brazil. Development: during the COVID-19 pandemic, strategies were developed to improve tele-service in health, a tool that was already used in the service in an incipient way and that started to assume greater importance in the service's routines. The paths adopted were directed not only to meet spontaneous demands, but also to carry out an active search for symptomatic patients, allowing for the screening of cases by severity. Final considerations: Although several challenges were encountered, such as the insufficiency of professionals and lack of technological support, among others, some actions promoted the reception and monitoring of patients remotely and safely. It is concluded that the incorporation of teleservice has contributed to the care of patients monitored by this service with benefits that exceed the needs of the pandemic period.pt_BR
dc.terms.abstractObjetivo: describir la experiencia de un servicio de atención domiciliaria para asegurar la continuidad de la atención a los pacientes en cuidados paliativos exclusivos por cáncer durante la pandemia. Metodología: estudio cualitativo, descriptivo, tipo informe de experiencia. El escenario fue un Hospital Federal, ubicado en Río de Janeiro, Brasil. Desarrollo: durante la pandemia COVID-19 se desarrollaron estrategias para mejorar el tele-servicio en salud, herramienta que ya se utilizaba en el servicio de manera incipiente y que empezó a cobrar mayor importancia en las rutinas del servicio. Los caminos adoptados se orientaron no solo a atender demandas espontáneas, sino también a realizar una búsqueda activa de pacientes sintomáticos, permitiendo el cribado de casos por gravedad. Consideraciones finales: Si bien se encontraron varios desafíos, como la insuficiencia de profesionales y la falta de soporte tecnológico, entre otros, algunas acciones promovieron la recepción y seguimiento de los pacientes de forma remota y segura. Se concluye que la incorporación del teleservicio ha contribuido a la atención de los pacientes monitoreados por este servicio con beneficios que superan las necesidades del período pandémico.pt_BR
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