Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14362
Title: Erupção eritematosa supravenosa persistente (PSEE): uma revisão de escopo sobre um efeito adverso relacionado à infusão de docetaxel.
Other Titles: Persistent supravenous erythematous eruption (PSEE): A scoping review on an adverse effect related to docetaxel infusion
Erupción eritematosa supravenosa persistente (PSEE): Una revisión de alcance sobre un efecto adverso relacionado con la infusión de docetaxel
Authors: Viana, Aurilio Sergio Araujo
Pires, Lívia Márcia Vidal
Keywords: Antineoplásicos
Antineoplastic Agents
Toxicidade
Toxicity
Toxicidad
Enfermagem Oncológica
Oncology Nursing
Enfermería Oncológica
Docetaxel
Issue Date: 2022
Publisher: Research, Society and Development
Citation: VIANA, Aurilio Sergio Araujo; PIRES, Lívia Márcia Vidal. Erupção eritematosa supravenosa persistente (PSEE): uma revisão de escopo sobre um efeito adverso relacionado à infusão de docetaxel. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. 1-13, 2022.
Abstract: Objetivos: Identificar e sintetizar evidências científicas acerca da Erupção Eritematosa Supravenosa Persistente (PSEE), a fim de caracteriza-la e prover subsidio à prática clínica na diferenciação entre esse evento e o extravasamento por Docetaxel. Métodos: scoping review, conforme Joanna Briggs Institute. A estratégia PCC foi utilizada para formular a questão de pesquisa. Realizou-se pesquisa em quatro bases de dados eletrônicas: PubMed, Embase, CINAHL e BVS/IBECS. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a maio de 2021, visando um recorte temporal dos últimos 10 anos. Os dados extraídos dos artigos selecionados foram analisados e sintetizados de forma narrativa. Resultados: foram recuperados um total de 474 registros e mantidos 7 estudos para a revisão. A maioria das publicações (4) eram do tipo relato de caso, sendo possível dispor as informações principais, extraídas, em forma de quadros e categorização destas em: Possíveis causas da PSEE; Fisiopatologia da PSEE; Caracterização do quadro; Medidas de prevenção; Manejo da PSEE. Conclusões: Evidências levantadas acerca da PSEE possibilitaram sua caracterização e diferenciação com relação ao extravasamento, com possibilidade de nortear manejo correto e cuidado mais assertivo da enfermagem e demais componentes da equipe de saúde a uma toxicidade inerente ao tratamento quimioterápico.
Description: p. 1-13.: il, p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14362
ISSN: 2525-3409
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.