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Title: Publicidade e Venda de Produtos de Tabaco em Plataformas Digitais de Delivery
Other Titles: Advertising and Sales of Tobacco Products on Digital Delivery Platforms
Publicidad y Venta de Productos de Tabaco en Plataformas Digitales de Delivery
Authors: Viegas, João Ricardo Rodrigues
Szklo, André Salem
Assunção, Kauã Henrique Ribeiro
Pontes, Beatriz Maciel
Mendes, Felipe Lacerda
Keywords: Controle e Fiscalização de Produtos Derivados do Tabaco
Control and Sanitary Supervision of Tobacco-Derived Products
Control y Fiscalización de Productos Derivados del Tabaco
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Tobacco-Derived Products Publicity
Publicidad de Productos Derivados del Tabaco
Comércio Eletrônico
e-Commerce
Comercio Electrónico
Mapeamento Geográfico
Geographic Mapping
Mapeo Geográfico
Issue Date: 2022
Publisher: Revista Brasileira de Cancerologia
Abstract: Com a pandemia do vírus Sars-CoV-2 no Brasil, a comercialização de produtos on-line cresceu significativamente por meio de plataformas digitais de delivery de produtos de diversos gêneros. Estudos mostram que as medidas de isolamento social acarretaram efeitos no comportamento e sobre a saúde dos indivíduos, incluindo o aumento do tabagismo. Objetivo: Avaliar as ocorrências e características da venda e publicidade de produtos de tabaco e de dispositivos eletrônicos para fumar, realizadas por lojas físicas, por meio de três plataformas digitais que atuam no Estado do Rio de Janeiro, entre fevereiro e junho de 2021. Método: As buscas nas plataformas simularam a jornada de compra de um consumidor por intermédio de uma rede social. Os pontos de venda foram georreferenciados a partir de centros de regiões administrativas do município ou de um ponto central nas demais cidades do Estado. Os resultados do georreferenciamento foram cruzados com indicadores sociais para caracterizar o público consumidor. Além disso, os preços de venda foram comparados com as informações da Secretaria de Receita Federal. Resultados: Os resultados indicam a prática de venda ilegal desses produtos nas plataformas digitais pesquisadas. Em regiões com padrões socioeconômicos mais altos, foi identificado um maior número de pontos de venda físicos que aderiram aos serviços das plataformas de delivery. Os valores praticados nessa modalidade foram 83% superiores aos estabelecidos pela Receita Federal. Conclusão: O estudo revela a necessidade de uma revisão das ações dos órgãos de fiscalização para o controle das novas modalidades de venda de produtos de tabaco.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14499
ISSN: 2176-9745
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