Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15555
Title: Use of therapeutic outcomes monitoring method for performing of pharmaceutical care in oncology patients
Other Titles: Utilização de método de monitoramento de resultados terapêuticos na realização da assistência farmacêutica em pacientes oncológicos
Authors: Cataldo, Renata Rosa Veloso
Manaças, Liliane Rosa Alves
Figueira, Priscila Helena Marietto
Ferraz, Carla Valéria Vieira Guilarducci
Calil-Elias, Sabrina
Keywords: Assistência Farmacêutica
Pharmaceutical Services
Servicios Farmacéuticos
Erros de Medicação
Medication Errors
Errores de Medicación
Antineoplastic Agents
Antineoplásicos
Issue Date: 2021
Publisher: Journal of Oncology Pharmacy Practice
Citation: CATALDO, Renata Rosa Veloso et al. Use of therapeutic outcomes monitoring method for performing of pharmaceutical care in oncology patients. Journal of Oncology Pharmacy Practice, v. 28, n. 4, p. 884-891, 2021.
Abstract: Este estudo teve como objetivo implementar a assistência farmacêutica utilizando o método de monitoramento de resultados terapêuticos (TOM) para acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes oncológicos. Este foi um estudo longitudinal prospectivo envolvendo pacientes submetidos à quimioterapia oral. O ambiente do estudo foi uma farmácia ambulatorial de um hospital oncológico de nível terciário. Foram avaliados 90 pacientes que receberam quimioterapia oral e 27 pacientes foram acompanhados de acordo com os critérios de exclusão e aceitabilidade de participação no estudo. As pacientes foram diagnosticadas predominantemente com tumores ginecológicos, com média de idade de 57,56 ± 13,06 anos. O consumo médio de medicamentos por paciente foi de 4,63 ± 4,85, e mais de 55% dos pacientes realizaram terapia antineoplásica oral há mais de um ano. Os principais grupos terapêuticos utilizados foram medicamentos que atuavam no trato gastrointestinal e no metabolismo (34%). Todos os pacientes apresentavam pelo menos um problema relacionado a medicamentos (PRM). No total, foram identificados 133 PRM. Aproximadamente 33% dos pacientes apresentavam PRM relacionados à terapia antineoplásica; a não adesão, a administração incorreta e a probabilidade de eventos adversos estavam entre os PRM frequentemente relatados. Identificamos 43 desfechos negativos associados à medicação (NOM), sendo problemas de saúde não tratados (47%) e insegurança não quantitativa (30%) os mais relatados. Foram realizadas 81 intervenções farmacêuticas e 96% foram aceitas. Os principais erros evitados com as intervenções foram problemas de saúde não tratados, uso indevido e interrupções associadas à administração de medicamentos. O método TOM alcançou efetivamente os resultados desejados da terapia, melhorando o uso dos medicamentos e aumentando assim a segurança do paciente.
Description: p. 884-891.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15555
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Farmácia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.