Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15733
Title: Entre as coalizões de defesa e os jogos de dois níveis: A adaptação e interação de modelos sociocognitivos de Sabatier, Putnam e Milner na avaliação do processo de estruturação da posição brasileira nas negociações do texto da Convenção Quadro para Controle do Tabaco.
Other Titles: [Between the defense coalitions and the two-level games: the adaptation and interaction of Sabatier, Putnam and Milner socio-cognitive models in the evaluation of the Brazilian position structuring process in the negotiations of the text of the Framework Convention for Tobacco Control]
Authors: Vieira, Fernando Antônio da Costa
Viegas, João Ricardo Rodrigues
Keywords: Relações Internacionais
Internacionalidade
Internationality
Internacionalidad
Nicotiana
Nicotiana
tabaco
Coalizão de Defesa
Jogos de Dois Níveis
Sabatier
Putnam
Milner
Issue Date: 2018
Citation: VIEGAS, João Ricardo Rodrigues. Entre as coalizões de defesa e os jogos de dois níveis: A adaptação e interação de modelos sociocognitivos de Sabatier, Putnam e Milner na avaliação do processo de estruturação da posição brasileira nas negociações do texto da Convenção Quadro para Controle do Tabaco. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2018.
Abstract: O processo de negociação do texto da Convenção Quadro para controle do Tabaco entre 1999 e 2003 foi um processo complexo e dinâmico de tomada de decisão com múltiplos atores, defendendo suas crenças por meio de coalizões de defesa que ultrapassam as fronteiras politicas dos Estados. A dinâmica interação entre o nível doméstico e internacional ressalta a necessidade de adaptar modelos sociocognitivos utilizados nas disciplinas de Relações Internacionais e de Ciência Política para sistematizar a interação de atores e decisões em distintos planos. A partir da adaptação e utilização integrada dos modelos de Coalização de Defesa (SABATIER, 1988) e do Modelo de Jogos de dos Níveis (PUTNAM, 2010; MILNER, 1997) avaliou-se o processo de negociação do texto da Convenção Quadro a partir dos relatórios da Comissão Nacional de Controle do Uso do tabaco, comissão interministerial responsável pela construção da posição brasileira nas negociações da OMS. Como resultado, avaliaram-se as condicionantes intervenientes aos processos de negociação dos tratados, fatores de origem doméstica e internacional e atores, que respondem a planos estratégicos globais, que afetam as decisões subsistêmicas em um contexto de poliarquia multinível.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15733
Appears in Collections:Teses e Dissertações da Área de Controle de Tabagismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Joao formatada versão final_2018.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.