Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16453
Title: Eficácia e segurança do blinatumomabe no tratamento da leucemia linfoblástica aguda e o seu potencial de incorporação ao Sistema Único de Saúde
Authors: Barufaldi, Laura Augusta
Gonçalves, Renan do Nascimento
Ribeiro, Raquel Tognon
Moraes, Elaine Lazzaroni
Keywords: Leucemia-Linfoma Linfoblástico de Células Precursoras
Precursor Cell Lymphoblastic Leukemia-Lymphoma
Avaliação da Tecnologia Biomédica
Technology Assessment, Biomedical
Evaluación de la Tecnología Biomédica
Issue Date: 2023
Citation: GONÇALVES, Renan do Nascimento. Eficácia e segurança do blinatumomabe no tratamento da leucemia linfoblástica aguda e o seu potencial de incorporação ao Sistema Único de Saúde. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2023.
Abstract: INTRODUÇÃO: As leucemias constituem um dos tipos mais conhecidos de câncer do tecido sanguíneo. São classificadas de acordo com a quantidade de blastos presentes na medula óssea e sangue periférico e pelas características da linhagem celular comprometida. As opções de tratamento convencionais para a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) são a quimioterapia, transfusão de sangue, transplante de medula óssea e as imunoterapias. Ademais, novas formas de tratamento são investigadas, como o medicamento blinatumomabe, que trata a doença de forma direcionada, com a tecnologia de um anticorpo biespecífico. OBJETIVO: Avaliar a eficácia e a segurança do uso blinatumomabe para tratamento de LLA com a elaboração de uma revisão sistemática. MÉTODO: Os artigos científicos para esta revisão foram pesquisados nas bases de dados: Cochrane, Embase, LILACS e MEDLINE (via PubMed), sem restrição de idioma e data. Foram utilizadas as ferramentas Rayyan e EndNote para o gerenciamento de referências. A avaliação do risco de viés e a qualidade das evidências foram avaliadas com as ferramentas RoB 2 da Cochrane e GRADE. As etapas de seleção de referências, extração dos dados e avaliação da qualidade foram realizadas em dupla, de forma independente, e as discordâncias foram debatidas até chegar em um consenso. RESULTADOS: Foram incluídos para análise cinco artigos científicos referentes a três ensaios clínicos randomizados multicêntricos e internacionais. Os resultados de forma geral, apontam para desfechos favoráveis ao grupo de blinatumomabe, sugerindo que ele é mais eficaz do que a quimioterapia convencional. A análise de risco de viés mostrou algumas preocupações, principalmente devido ao cegamento dos participantes e ao processo de randomização, o que também determinou que o grau de certeza das evidências fosse moderado. CONCLUSÃO: Embora a qualidade os estudos obtidos apontarem algumas preocupações e a força das evidências ser considerada moderada, muitos foram os benefícios reportados pelos autores selecionados, como aumento da sobrevida e menor taxa de eventos adversos relacionados ao tratamento. Assim, torna-se interessante acompanhar o perfil de utilização do blinatumomabe após decisão favorável da CONITEC em incorporar o medicamento para o público pediátrico e, assim, direcionar os esforços, também, para que a incorporação do medicamento ocorra para a população adulta.
Description: 59 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16453
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.