Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16747
Title: Plano de ação para melhorias na qualidade dos registros em prontuários de pacientes em cuidados paliativos
Other Titles: Palliative care in Oncology: retrospective audit analysis of health records to develop an action plan to improve professional records
Authors: Bergmann, Anke
Pimentel, Lia Machado
Thuler, Luiz Claudio Santos
Silva, Mario Jorge Sobreira da
Jomar, Rafael Tavares
Duarte, Sabrina da Costa Machado
Ferreira, Carlo Alberto
Keywords: Qualidade da Assistência à Saúde
Quality of Health Care
Calidad de la Atención de Salud
Segurança do Paciente
Patient Safety
Seguridad del Paciente
Cuidados Paliativos
Palliative Care
Auditoria Clínica
Clinical Audit
Auditoría Clínica
Issue Date: 2024
Citation: PIMENTEL, Lia Machado. Plano de ação para melhorias na qualidade dos registros em prontuários de pacientes em cuidados paliativos. 2024. 170f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de janeiro, 2024.
Abstract: Introdução: A complexidade do câncer e o seu tratamento exigem múltiplas facetas de melhoria em processos assistenciais. Somado a isso, se observa uma crescente necessidade de avaliação dos registros em prontuário acerca das atividades desenvolvidas pelos profissionais que participam do cuidado em saúde e uso de evidências científicas para impulsionar a educação e a sensibilização dos profissionais quanto a necessidade de registros integrais, sendo premente elaborar um plano de ação que possibilite a intervenção nos serviços de saúde. Objetivo: Construir e validar um plano de ação para melhoria na qualidade dos registros em prontuários de paciente em cuidados paliativos. Método: É uma investigação retrospectiva e de caráter quali-quantitativo desenvolvido em três etapas. Na primeira etapa foram mapeadas as conformidades e as não conformidades nos registros de cada categoria profissional conforme as listas de verificação preenchidas pela Comissão de Revisão de Prontuários, entre fevereiro de 2021 e março de 2023 e apresentadas as frequências absolutas e relativas. Na segunda, foi realizado painel de especialistas e grupo focal – base para a elaboração do plano de ação institucional. Na etapa final, foi manejado o método Delphi para validação de conteúdo do plano de ação e optou-se pelo índice de validade de conteúdo (IVC). Resultados: na etapa inicial foram incluídas 365 listas de verificação, onde verificou-se elevado percentual de conformidade nos registros dos cuidados prestados que expressaram a maturidade dos processos assistenciais da unidade para o alcance dos objetivos dos cuidados paliativos. Em contraposição, áreas críticas foram identificadas nos registros da Enfermagem. Na segunda etapa foram categorizadas as não conformidades de acordo com o potencial de gravidade, bem como elaborado a primeira versão do plano de ação. Na última etapa, se definiu a versão final que propõe estratégias de intervenção para as não conformidade. Conclusão: a auditoria clínica interna por meio da revisão de prontuário é uma importante ferramenta de qualidade no campo dos cuidados paliativos em Oncologia. Espera-se que o plano de ação possa subsidiar as atividades institucionais no campo educativo para diminuir as não conformidades dos registros em prontuário para alcançar e manter níveis desejáveis de qualidade e segurança do paciente e, consequentemente, propiciar benefícios diretos na assistência prestada ao paciente.
Description: 170 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16747
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA
Teses, Dissertações e Monografias Defendidas pelos Servidores do INCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lia Machado Pimentel_Dissertação_versão_final.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.