Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17013
Title: Proposta de guia de treinamento para farmacêuticos que atuam no preparo de terapia antineoplásica
Authors: Moraes, Elaine Lazzaroni
Leite, Ana Paula Alves
Silva, Mario Jorge Sobreira da
Oliveira, Lívia Costa de
Pereira, Ney Moura Lemos
Keywords: Educação Profissional em Saúde Pública
Education, Public Health Professional
Educación en Salud Pública Profesional
Educação Continuada
Education, Continuing
Educación Continua
Educação em Saúde
Health Education
Educación en Salud
Boas Práticas de Manipulação
Good Manipulation Practices
Buenas Prácticas de Manipulación
Antineoplásicos
Antineoplastic Agents
Farmacêuticos
Pharmacists
Farmacéuticos
Issue Date: 2024
Citation: LEITE, Ana Paula Alves. Proposta de guia de treinamento para farmacêuticos que atuam no preparo de terapia antineoplásica. 2024. 310f. Dissertação (Mestrado profissional em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2024.
Abstract: A educação permanente em saúde é um assunto discutido mundialmente, e a falta de profissionais qualificados é um problema global. Com a rápida transformação da sociedade, o processo de ensino-aprendizagem ganhou destaque e vem sendo discutido. As metodologias ativas de ensino propõem uma mudança real no meio didático e o seu uso é uma tendência na área da saúde. A lacuna de pesquisa encontrada neste estudo é a falta de um treinamento estruturado na Área de Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e de Suporte do serviço de farmácia do Hospital do Câncer I, do Instituto Nacional de Câncer. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um guia de treinamento para farmacêuticos que atuam no preparo de terapia antineoplásica. Para realização do estudo foi realizada uma análise situacional, empregando três técnicas de coleta de dados (observação participante, entrevista e análise documental). Através disso, foi possível entender como se realizava o treinamento de farmacêuticos no locus do estudo. Foi observado que havia ausência de planejamento estratégico na realização desses treinamentos, e falhas nos registros de treinamentos realizados. A partir da análise, foram revisados e desenvolvidos documentos técnicos, como Procedimentos Operacionais Padrão, Instruções de Serviços e Fluxogramas. Posteriormente, realizou-se um grupo focal com objetivo de descrever as etapas de processo de preparo de terapia antineoplásica que demandam treinamento, e propor metodologias ativas de ensino a serem utilizadas em cada uma das etapas. Como resultado do grupo focal foram descritas seis etapas no processo de preparo. Os dados obtidos no grupo focal, serviram de base para o desenvolvimento da proposta de guia de treinamento. O guia contém as metodologias ativas propostas, o material de apoio e os recursos didáticos sugeridos, o objetivo de aprendizagem, o conteúdo e a carga horária de cada uma dessas etapas. A última etapa foi a submissão do guia para validação de especialistas através do método Delphi. A validade de conteúdo, considerou os aspectos de clareza, validade e conteúdo, sendo considerado válido quando do alcance resultados acima de 0,80. O consenso entre os especialistas foi obtido na primeira rodada de aplicação do questionário, sendo constatado através do coeficiente de validade de conteúdo superior à 0,80. O guia desenvolvido, assim como os instrumentos elaborados, demonstrou-se amplamente apropriado para o serviço, podendo ser utilizado em outros serviços de saúde que atuem no preparo de terapia antineoplásica no Brasil.
Description: 310f.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17013
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.