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Title: Elaboração de uma proposta de intervenção educativa para enfermeiros da Atenção Primária em Saúde em relação ao manejo e controle das feridas tumorais
Authors: Silva, Mario Jorge Sobreira da
Silva, Eliana David da
Keywords: Ferimentos e Lesões
Wounds and Injuries
Heridas y Lesiones
Apoio Familiar
Family Support
Apoyo Familiar
Assistência Familiar
Enfermagem Primária
Primary Nursing
Enfermería Primaria
Atenção Primária de Enfermagem
Cuidados Paliativos
Palliative Care
Cuidados Paliativos
Issue Date: 2024
Publisher: INCA
Citation: SILVA, Eliana David da. Elaboração de uma proposta de intervenção educativa para enfermeiros da Atenção Primária em Saúde em relação ao manejo e controle das feridas tumorais. Orientador: Mario Jorge Sobreira da Silva. 2024. 163f. Dissertação ( Mestrado em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2024.
Abstract: Introdução: Um dos fatores que ocasiona a procura pelo atendimento hospitalar diz respeito às feridas tumorais, cujo manejo poderia ser conduzido na Atenção Primária à Saúde. A qualificação dos profissionais para a estruturação da linha de cuidado pode evitar que pacientes, com essa condição, sejam referenciados para o nível terciário. Objetivo: Elaborar uma proposta de intervenção educativa a partir da compreensão das perspectivas e das necessidades dos (as) enfermeiros (as) atuantes na Atenção Primária à Saúde, no âmbito do município do Rio de Janeiro, em relação ao manejo e controle dos sinais e sintomas de feridas tumorais. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa metodológica em três etapas. Primeiramente, foi conduzido um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas com enfermeiros (as) da Atenção Primária à Saúde. Após, foi elaborada uma proposta de intervenção educativa empregando a técnica de grupo nominal. Por fim, foi feita a validação de conteúdo com dez especialistas da área, utilizando o Método Delphi. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, na primeira etapa, e os dados foram interpretados conforme a perspectiva do Interacionismo Interpretativo de Norman Denzin. A proposta de intervenção educativa foi elaborada segundo os fundamentos da teoria de Wanda de Aguiar Horta. Para a validação de conteúdo foi utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC), sendo considerada a taxa de consenso aceitável proporção igual ou superior a 80%. Resultados: A primeira etapa do estudo mostrou que as clínicas da família demonstraram uma organização padronizada para o atendimento. No entanto, a falta de materiais educativos específicos nas salas de curativo representa uma oportunidade para a melhoria da prática clínica e do cuidado ao paciente. Nas entrevistas ficou evidenciada a necessidade de um instrumento específico para o manejo de feridas tumorais, uma vez que a falta de conhecimento gera insegurança e pode prejudicar a assistência. Na segunda etapa como resposta as entrevistas, foi elaborado um guia contendo um passo a passo para a prática clínica, desde a conceituação das feridas tumorais até o manejo dos sintomas mais comuns. Na terceira etapa, após a realização de três rodadas foi obtido IVC igual ou superior a 80%, indicando alta concordância entre os especialistas, obtendo-se o consenso do conteúdo analisado. Conclusão: A pesquisa confirmou a necessidade de maior conhecimento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde no manejo de feridas tumorais, evidenciando lacunas em conhecimento e impactando a qualidade do cuidado. Acredita-se que o guia produzido irá promover melhorias no manejo e controle dos sinais e sintomas de feridas tumorais realizado por enfermeiros (as) da Atenção Primária à Saúde.
Description: 172f.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17235
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