Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17332
Title: Instrumento de triagem fisioterapêutica para pacientes com câncer avançado em cuidados paliativos (FISIOCAN-CP) nos cenários de população vulnerada
Authors: Oliveira, Livia Costa de
Prates, Cintia Maia
Silva, Alexandre Ernesto
Keywords: Modalidades de Fisioterapia
Physical Therapy Modalities
Modalidades de Fisioterapia
Fisioterapia
Cuidados Paliativos
Palliative Care
Palliative Care
Neoplasias
Neoplasms
Populações Vulneráveis
Vulnerable Populations
Poblaciones Vulnerables
Triagem
Triage
Triaje
Issue Date: 2025
Citation: PRATES, Cintia Maia. Instrumento de triagem fisioterapêutica para pacientes com câncer avançado em cuidados paliativos (FISIOCAN-CP) nos cenários de população vulnerada. Orientadora: Livia Costa de Oliveira. 2025. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2025.
Abstract: Introdução: No âmbito dos Cuidados Paliativos (CP), que preconizam a assistência por equipe multiprofissional, a fisioterapia se destaca pela promoção da funcionalidade e educação em saúde, visando autonomia, independência e alívio do sofrimento biopsicossocial do paciente. A otimização do cuidado fisioterapêutico em CP é crucial, especialmente em áreas de alta densidade demográfica e difícil acesso, como as favelas. Nesse contexto, emerge a necessidade de um instrumento de triagem para otimizar o acesso ao atendimento fisioterapêutico. Objetivo: Desenvolver e validar um instrumento de triagem fisioterapêutica para pacientes com câncer avançado em cuidados paliativos. Método: Estudo metodológico, com abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido em três etapas: Etapa 1- Coleta e análise retrospectiva de dados dos registros da própria CC, para delineamento do perfil sociodemográfico, clínico e funcional de pacientes com câncer avançado em CP, assistidos nas Comunidades Compassivas (CC) de favelas e acompanhados pela fisioterapia. Etapa 2- Construção do instrumento de triagem por meio de brainstorming com um Comitê de quatro especialistas, com base nos resultados da etapa anterior, literatura científica e documento do Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO 2). Etapa 3- Validação do conteúdo do instrumento de triagem por meio do método Delphi, com cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 85% para clareza e pertinência dos itens, avaliados por 12 especialistas multidisciplinares com experiência em CP e população vulnerável. Resultados: Na Etapa 1, foram incluídos 37 pacientes com câncer, acompanhados pelas CC e atendidos pela fisioterapia, residentes nas favelas da Rocinha (n=26; 70,3%) e do Vidigal (n=11; 29,7%). Os resultados revelaram a presença de limitação funcional, astenia/fadiga/fragilidade, dor e linfedema, corroborando com a análise de 7 artigos científicos e informações do documento do CREFITO 2. Na Etapa 2, a síntese dessas informações possibilitou a elaboração do instrumento FISIOCAN-CP durante o brainstorming com os especialistas. Na etapa 3, o instrumento foi validado por meio da técnica Delphi, em duas rodadas. Na primeira rodada, obteve-se 100% de respostas, com IVC ≥ 85% para clareza e pertinência para a maioria dos itens, exceto o item "delirium" (77%). Após reformulação e inclusão do item "queda", a segunda rodada (92% de respostas) resultou em IVC ≥ 85% para todos os itens. O item "delirium" foi excluído e 10 itens foram considerados válidos para compor o instrumento. Conclusão: O estudo resultou na criação e validação do instrumento FISIOCAN-CP, com potencial para promover a equidade no atendimento às demandas fisioterapêuticas em populações vulneradas.
Description: 138 f.:il, color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17332
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.