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Title: Validação de conteúdo de material educativo para cuidados de lesões tumorais em domicílio à luz do Letramento em Saúde: um estudo metodológico
Authors: Santos, Lucimere Maria dos
Fileme, Beatriz
Keywords: Letramento em Saúde
Health Literacy
Alfabetización en Salud
Neoplasias
Neoplasms
Neoplasias Cutâneas
Skin Neoplasms
Neoplasias Cutáneas
Qualidade de Vida
Quality of Life
Calidad de Vida
Educação em Saúde
Health Education
Educación en Salud
Issue Date: 2025
Abstract: Introdução: As neoplasias malignas configuram-se como uma questão de saúde pública mundial. As lesões neoplásicas exofíticas são complicações que apresentam difícil manejo, e portanto, demandam atenção especializada no processo de educação em saúde ao paciente e cuidadores. Materiais educativos impressos (MEI) podem ser utilizados como tecnologia de cuidado para potencializar a compreensão em saúde do paciente e cuidadores. Entretanto, estes devem ser elaborados de maneira sistemática e submetidos ao processo de validação antes de sua utilização pelo público-alvo. Objetivo: Analisar evidências de validade de conteúdo do material educativo impresso sobre cuidados com feridas tumorais malignas em domicílio à luz do letramento em saúde enquanto tecnologia de cuidado em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, de caráter misto, descritivo, do tipo validação de conteúdo por consenso através de um painel de juízes especialistas em letramento em saúde e a investigação da adequação quanto ao manejo de feridas oncológicas através do parecer dos juízes enfermeiros especialistas em oncologia. O CVR foi calculado para identificar a pertinência dos itens e o resultado submetido ao método de Tristan para subsidiar a tomada de decisão sobre a relevância dos itens avaliados. Resultados: O MEI atendeu aos pressupostos do letramento em saúde de acordo com o parecer de 85,71% dos pareceristas. A tecnologia educativa foi submetida a adequações conforme apontamentos dos especialistas quanto à aparência e linguagem. Conclusões: O material educativo contou com aprovação majoritária dos especialistas quanto à adequação global do material educativo evidenciando sua relevância para o público-alvo.
Description: 26 f.: il.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17469
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