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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17469
Title: | Validação de conteúdo de material educativo para cuidados de lesões tumorais em domicílio à luz do Letramento em Saúde: um estudo metodológico |
Authors: | Santos, Lucimere Maria dos Fileme, Beatriz |
Keywords: | Letramento em Saúde Health Literacy Alfabetización en Salud Neoplasias Neoplasms Neoplasias Cutâneas Skin Neoplasms Neoplasias Cutáneas Qualidade de Vida Quality of Life Calidad de Vida Educação em Saúde Health Education Educación en Salud |
Issue Date: | 2025 |
Abstract: | Introdução: As neoplasias malignas configuram-se como uma questão de saúde pública mundial. As lesões neoplásicas exofíticas são complicações que apresentam difícil manejo, e portanto, demandam atenção especializada no processo de educação em saúde ao paciente e cuidadores. Materiais educativos impressos (MEI) podem ser utilizados como tecnologia de cuidado para potencializar a compreensão em saúde do paciente e cuidadores. Entretanto, estes devem ser elaborados de maneira sistemática e submetidos ao processo de validação antes de sua utilização pelo público-alvo. Objetivo: Analisar evidências de validade de conteúdo do material educativo impresso sobre cuidados com feridas tumorais malignas em domicílio à luz do letramento em saúde enquanto tecnologia de cuidado em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, de caráter misto, descritivo, do tipo validação de conteúdo por consenso através de um painel de juízes especialistas em letramento em saúde e a investigação da adequação quanto ao manejo de feridas oncológicas através do parecer dos juízes enfermeiros especialistas em oncologia. O CVR foi calculado para identificar a pertinência dos itens e o resultado submetido ao método de Tristan para subsidiar a tomada de decisão sobre a relevância dos itens avaliados. Resultados: O MEI atendeu aos pressupostos do letramento em saúde de acordo com o parecer de 85,71% dos pareceristas. A tecnologia educativa foi submetida a adequações conforme apontamentos dos especialistas quanto à aparência e linguagem. Conclusões: O material educativo contou com aprovação majoritária dos especialistas quanto à adequação global do material educativo evidenciando sua relevância para o público-alvo. |
Description: | 26 f.: il. |
URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17469 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Multiprofissional |
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