Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17522
Title: Atualização do procedimento operacional padrão nº 301.0140.017: cateterismo vesical de demora, em uma instituição de saúde oncológica
Authors: Ferreira, Tatiana Muniz
Baptista, Deusia Cavanda Martins
Keywords: Cateteres de Demora
Catheters, Indwelling
Catéteres de Permanencia
Protocolos Clínicos/normas
Clinical Protocols/standards
Padrões de Prática em Enfermagem
Practice Patterns, Nurses'
Pautas de la Práctica en Enfermería
Institutos de Câncer
Cancer Care Facilities
Instituciones Oncológicas
Issue Date: 2025
Citation: BAPTISTA, Deusia Cavanda Martins. Atualização do procedimento operacional padrão nº 301.0140.017: cateterismo vesical de demora, em uma instituição de saúde oncológica. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento nos Moldes Fellow de Assistência de Enfermagem em Oncologia Cirúrgica) — Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro, 2025.
Abstract: INTRODUÇÃO: O Procedimento Operacional Padrão (POP) é uma ferramenta gerencial essencial para garantir a qualidade, segurança e padronização das práticas assistenciais na enfermagem, principalmente em instituições de ensino. A atualização contínua desses documentos é fundamental para assegurar que as diretrizes institucionais estejam alinhadas às melhores evidências científicas e regulamentação vigente. OBJETIVO: Atualização do POP número 301.0140.017: Cateterismo Vesical de Demora do Instituto Nacional de Câncer/ HC1, utilizando como referência, diretrizes da European Association of Urology Nurses (EAUN) e pareceres e resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN). METODOLOGIA: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza documental e revisão de literatura, com abordagem qualitativa e explicativa, tendo como objetivo a atualização do Procedimento Operacional Padrão (POP) nº 301.0140.017: Cateterismo Vesical de Demora em uma instituição de saúde oncológica. Para atualização do POP foram utilizadas diretrizes administrativas, normativas e legais vigentes, como ANVISA, EuropeanAssociation of Urology Nurses (EAUN), resoluções e pareceres do COFEN/COREN, normas técnicas como a RDC nº 222/2018 e a norma institucional 300.220.001: Desenvolvimento e Manutenção de Documentos. DESENVOLVIMENTO: A pesquisa foi desenvolvida em etapas descritas a seguir: Levantamento e análise de diretrizes normativas, revisão do POP anterior, consulta aos autores da versão anterior e enfermeiros especialistas de áreas de maior atividade do procedimento e elaboração da versão atualizada do documento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atualização do POP reforçou aspectos fundamentais como a inclusão do técnico de enfermagem como coparticipante do procedimento assim como uma definição mais clara de suas funções. E ainda a eliminação da necessidade do teste do balonete que pelas diretrizes representa risco de trauma no meato uretral. Finalizamos com a inclusão de um fluxograma ao final do POP pois esta ferramenta facilita a compreensão e a aplicação das etapas pelos profissionais. Assim, este estudo não apenas destacou o impacto do POP como ferramenta de gestão na enfermagem, mas também demonstrou quanto sua atualização sistemática contribui para a padronização dos cuidados, minimização dos riscos e melhoria contínua da assistência prestada.
Description: 36 f.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17522
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Deusia_Cavanda.pdf356.93 kBAdobe PDFView/Open
Autorização Deusia_Cavanda.pdf
  Restricted Access
387.4 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.