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dc.contributor.advisorCataldo, Renata Rosa Veloso-
dc.contributor.authorLima, Lucas Lanino Tavares de-
dc.contributor.authorJorge, Rafaelle Correia da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Gyslainne Toledo da-
dc.date.accessioned2025-07-25T14:41:14Z-
dc.date.available2025-07-25T14:41:14Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.issn2178-2091-
dc.identifier.urihttps://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17619-
dc.descriptionRevista Eletrônica Acervo Saúde. v. 25, n. 5, p. 1-10.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar o impacto de ações educativas relacionadas ao Uso Racional de Medicamentos (URM) em ambiente hospitalar e descrever a percepção dos usuários sobre o tema. Métodos: Trata-se de um estudo observacional descritivo qualitativo e quantitativo retrospectivo, realizado a partir da prática de atividade educacional do tipo exposição dialogada com dinâmica interativa sobre URM, ambientado em um hospital público especializado em oncologia. A avaliação da percepção dos pacientes sobre o tema foi realizada através de questionário estruturado, de preenchimento voluntário e sem obrigatoriedade de identificação. Resultados: A atividade teve a participação de 1026 pessoas e 150 responderam ao questionário. Em torno de 53,3% dos participantes nunca tinham ouvido falar sobre o URM e 95% afirmam que o conteúdo abordado ajudou a entender sobre o tema. Dentre os principais temas abordados pelos participantes destacaram-se a pertinência sobre o assunto (42%), administração correta dos medicamentos (16%), armazenamento correto (15%). Conclusão: A Atividade educacional expositiva dialogada contribui para a promoção do conhecimento sobre URM. Usuários e acompanhantes se sentiram confortáveis para compartilhar dúvidas e histórias sobre o tema, colaborando para mudanças positivas na relação deles com os medicamentos e promovendo a segurança dos pacientes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Acervo Saúdept_BR
dc.subjectUso de Medicamentospt_BR
dc.subjectDrug Utilizationpt_BR
dc.subjectUtilización de Medicamentospt_BR
dc.subjectSegurança do Pacientept_BR
dc.subjectPatient Safetypt_BR
dc.subjectSeguridad del Pacientept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectEducación en Saludpt_BR
dc.titleAtividades educativas sobre o uso racional de medicamentos para usuários e acompanhantes de um hospital especializado em oncologia do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeEducational activities on the rational use of medicines for users and companions of a hospital specializing in oncology in Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeActividades educativas sobre el uso racional de medicamentos para usuarios y acompañantes de un hospital especializado enoncología de Río de Janeiropt_BR
dc.TypeTCCpt_BR
dc.contributor.affilliationInstituto Nacional de Câncer (INCA)pt_BR
dc.contributor.advisorcoManaças, Liliane Rosa Alves-
dc.terms.abstractObjective: To promote an education al action related to URM in a hospital enviroment and describe users' perception on the topic. Methods: This is a qualitative and quantitative descriptive observation al study, carried out of three days of education al activity such as a dialogue dex hibition with interactive dynamics about URM, set in a public hospital specializing in oncology. To assess patients' perception on the topic, a structured questionnaire was used, which was voluntary and did not require identification. Results: The activity had the participation of 1026 people and 150 agreed to answer the questionnaire. Around 53.3% of participants had never heard of URM and 95% stated that the contente covered helped them understand the topic. Among the main to pics covered by the participants, the relevance of the subject (42%), correctad ministration of medicines (16%), correct storage (15%) stood out. Conclusion: The work achieved the objective of promoting URM. Users and companions felt comfortables Haring questions and stories about the topic, contributing to positive changes in their relationship with medications and promoting patient safety.pt_BR
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