Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17619
Title: Atividades educativas sobre o uso racional de medicamentos para usuários e acompanhantes de um hospital especializado em oncologia do Rio de Janeiro
Other Titles: Educational activities on the rational use of medicines for users and companions of a hospital specializing in oncology in Rio de Janeiro
Actividades educativas sobre el uso racional de medicamentos para usuarios y acompañantes de un hospital especializado enoncología de Río de Janeiro
Authors: Cataldo, Renata Rosa Veloso
Lima, Lucas Lanino Tavares de
Jorge, Rafaelle Correia da Silva
Silva, Gyslainne Toledo da
Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Manaças, Liliane Rosa Alves
Keywords: Uso de Medicamentos
Drug Utilization
Utilización de Medicamentos
Segurança do Paciente
Patient Safety
Seguridad del Paciente
Educação em Saúde
Health Education
Educación en Salud
Issue Date: 2025
Publisher: Revista Eletrônica Acervo Saúde
Abstract: Objetivo: Analisar o impacto de ações educativas relacionadas ao Uso Racional de Medicamentos (URM) em ambiente hospitalar e descrever a percepção dos usuários sobre o tema. Métodos: Trata-se de um estudo observacional descritivo qualitativo e quantitativo retrospectivo, realizado a partir da prática de atividade educacional do tipo exposição dialogada com dinâmica interativa sobre URM, ambientado em um hospital público especializado em oncologia. A avaliação da percepção dos pacientes sobre o tema foi realizada através de questionário estruturado, de preenchimento voluntário e sem obrigatoriedade de identificação. Resultados: A atividade teve a participação de 1026 pessoas e 150 responderam ao questionário. Em torno de 53,3% dos participantes nunca tinham ouvido falar sobre o URM e 95% afirmam que o conteúdo abordado ajudou a entender sobre o tema. Dentre os principais temas abordados pelos participantes destacaram-se a pertinência sobre o assunto (42%), administração correta dos medicamentos (16%), armazenamento correto (15%). Conclusão: A Atividade educacional expositiva dialogada contribui para a promoção do conhecimento sobre URM. Usuários e acompanhantes se sentiram confortáveis para compartilhar dúvidas e histórias sobre o tema, colaborando para mudanças positivas na relação deles com os medicamentos e promovendo a segurança dos pacientes.
Description: Revista Eletrônica Acervo Saúde. v. 25, n. 5, p. 1-10.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17619
ISSN: 2178-2091
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Multiprofissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GYSLAINE TOLEDO DA SILVA_2025.pdf278.24 kBAdobe PDFView/Open
FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO_GYSLAINE TOLEDO DA SILVA_2025.pdf
  Restricted Access
133.08 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.