Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17619| Title: | Atividades educativas sobre o uso racional de medicamentos para usuários e acompanhantes de um hospital especializado em oncologia do Rio de Janeiro |
| Other Titles: | Educational activities on the rational use of medicines for users and companions of a hospital specializing in oncology in Rio de Janeiro Actividades educativas sobre el uso racional de medicamentos para usuarios y acompañantes de un hospital especializado enoncología de Río de Janeiro |
| Authors: | Cataldo, Renata Rosa Veloso Lima, Lucas Lanino Tavares de Jorge, Rafaelle Correia da Silva Silva, Gyslainne Toledo da Instituto Nacional de Câncer (INCA) Manaças, Liliane Rosa Alves |
| Keywords: | Uso de Medicamentos Drug Utilization Utilización de Medicamentos Segurança do Paciente Patient Safety Seguridad del Paciente Educação em Saúde Health Education Educación en Salud |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | Revista Eletrônica Acervo Saúde |
| Abstract: | Objetivo: Analisar o impacto de ações educativas relacionadas ao Uso Racional de Medicamentos (URM) em ambiente hospitalar e descrever a percepção dos usuários sobre o tema. Métodos: Trata-se de um estudo observacional descritivo qualitativo e quantitativo retrospectivo, realizado a partir da prática de atividade educacional do tipo exposição dialogada com dinâmica interativa sobre URM, ambientado em um hospital público especializado em oncologia. A avaliação da percepção dos pacientes sobre o tema foi realizada através de questionário estruturado, de preenchimento voluntário e sem obrigatoriedade de identificação. Resultados: A atividade teve a participação de 1026 pessoas e 150 responderam ao questionário. Em torno de 53,3% dos participantes nunca tinham ouvido falar sobre o URM e 95% afirmam que o conteúdo abordado ajudou a entender sobre o tema. Dentre os principais temas abordados pelos participantes destacaram-se a pertinência sobre o assunto (42%), administração correta dos medicamentos (16%), armazenamento correto (15%). Conclusão: A Atividade educacional expositiva dialogada contribui para a promoção do conhecimento sobre URM. Usuários e acompanhantes se sentiram confortáveis para compartilhar dúvidas e histórias sobre o tema, colaborando para mudanças positivas na relação deles com os medicamentos e promovendo a segurança dos pacientes. |
| Description: | Revista Eletrônica Acervo Saúde. v. 25, n. 5, p. 1-10. |
| URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17619 |
| ISSN: | 2178-2091 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Multiprofissional |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_GYSLAINE TOLEDO DA SILVA_2025.pdf | 278.24 kB | Adobe PDF | View/Open | |
| FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO_GYSLAINE TOLEDO DA SILVA_2025.pdf Restricted Access | 133.08 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
