Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/4902
Title: | Á Educação Gerontológica Reduzindo Preconceitos entre Gerações |
Authors: | Pinheiro, Monica Aparecida de Oliveira Eiras, Neusa Basílio, Luciana Ayres, Jorge Furukawa, Carolina Soares, Laura Fernandes, Luciana Vanzan, Luciana Melo, Marcela |
Keywords: | Senilidade Prematura Aging Premature |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | Interagir: pensando a extensão |
Citation: | PINHEIRO, Monica Aparecida de Oliveira et al. Á Educação Gerontológica Reduzindo Preconceitos entre Gerações. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 6, p. 75-80, ago./dez. 2004. |
Abstract: | A atual aceleração do processo de enve lhecimento das sociedades humanas é fato bem conhecido e seus múltiplos efeitos na cultura, na política e na economia são amplamente discuti dos. Iniciativas de cunho prático têm sido toma das, visando reduzir o impacto de algumas con seqüências negativas decorrentes do progressivo aumento da expectativa de vida. Diante dos da dos demográficos, das novas descobertas referen tes aos aspectos bio-fisiológicos e do reconheci mento da emergência de fatores psicológicos ca racterísticos do envelhecimento, gradualmente conhecemos e refletimos acerca desse fenômeno denominado "envelhecimento". Entendemos o envelhecimento como uma experiência subjetiva e social intensa e diferen ciada, que pode ser vivida como uma experiên cia satisfatória, mas também como algo penoso. Às limitações naturais físicas são acrescidas aque las que a sociedade coloca, fruto de muitos pre conceitos e estereótipos sociais. Os valores do consumismo, do efêmero e do instantâneo, associados à super valorização da beleza e energia da juventude estão cada vez mais presentes nas práticas cotidianas de nossa socie dade moderna, acarretando a descartabilidade dos próprios idosos, de suas práticas, tradições, costumes e valores. Ao mesmo tempo, anunciam a velhice como algo que elimina as forças, torna o prazer inacessível e invade a vida com solidão e amargura. Dessa forma, reconhecer o valor e o sentido da vida na velhice exige mudanças de atitudes, pautadas na noção de que a velhice, cronológi ca, biológica ou social, deve ser respeitada nos seus aspectos singulares e diferenciados, além da conscientização de que a cada dia passamos por um processo de envelhecimento ou amadurecimento, sejam crianças ou integrantes da terceira idade. Este artigo trata de um trabalho que vem sendo realizado no IAP/UERJ desde 2002, inici almente com a participação de uma bolsista PCP — Fase 3, e, posteriormente, com duas bolsistas PCP — Fase 1, além de bolsistas de Extensão e PROATEC. |
Description: | p. 75-80. |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/4902 |
ISSN: | 2236-4447 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Educação Gerontológica Reduzindo Preconceitos entre Gerações. Interagir (UERJ).pdf | 170.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.