Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5142
Title: A articulação da temática da doação de sangue e o ensino de biologia no Ensino Médio: uma pesquisa baseada em design
Other Titles: The articulation between the theme of blood donation and biology teaching in middle school: a design based research project
Authors: Bittencourt, Leylane Porto
Struchiner, Miriam
Keywords: Pesquisa
Research
Projeto Arquitetônico Baseado em Evidências
Evidence-Based Facility Design
educação
education
Biologia
Biology
Doadores de Sangue
Blood Donors
Ciência Tecnologia e Sociedade
Science Technology and Society
Issue Date: 2015
Publisher: Ciênc. Educ.
Abstract: Este estudo constituiu uma Pesquisa baseada em Design (PBD) que teve como objetivo analisar a articulação da temática da doação de sangue e o ensino de Biologia na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi realizada em uma escola federal do Rio de Janeiro e envolveu professores do setor de Biologia e 18 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Seguiu as fases da PBD: (1) análise do problema educativo; (2) desenvolvimento do artefato pedagógico; (3) intervenção e avaliação; (4) reflexão para produzir princípios de design. Como resultados, verificou-se que os professores influenciaram na compreensão do problema educativo e seu encaminhamento na pesquisa. No desenvolvimento, a professora se deparou com desafios práticos para incorporação da tecnologia no contexto pedagógico. Na intervenção, a professora e estudantes avaliaram positivamente o uso da tecnologia, sobretudo no que se referiu à articulação da temática da doação de sangue ao ensino de Biologia.
Description: Bauru, v. 21, n. 1, p. 159-176, 2015
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5142
ISSN: 1516-7313
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.