Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5970
Title: A Aplicação da Teoria das Restrições (TOC) e da Simulação na Gestão da Capacidade de Atendimento em Hospital de Emergência.
Other Titles: The Theory of Constraints and the Simulation Applied in the Capacity Management of Attendance in Emergency Hospital
Authors: Sabbadini, Francisco Santos
Gonçalves, Antônio Augusto
Oliveira, Mario Jorge Ferreira de
Keywords: Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Obsessive-Compulsive Disorder
Organização e Administração
Organization and Administration
Gestão em Saúde
Health Management
Serviços de Atendimento
Answering Services
Simulação
Simulation Technique
Hospitais
Hospitals
Serviços de Saúde
Health Services
Issue Date: 2006
Publisher: Revista Produção Online, Florianópolis, v.6, n.3,p.51, set./dez., 2006
Abstract: No ambiente hospitalar os serviços envolvem processos complexos, de alto risco e custos elevados, particularmente numa unidade de emergência hospitalar. Essa é uma das áreas mais complexas e críticas de um hospital, onde a rapidez no atendimento é fundamental. A agilidade no encaminhamento dos pacientes que necessitam de cuidados médicos é fator crítico de sucesso para redução de seqüelas e nas chances de restabelecimento. Nesse contexto, torna-se importante a gestão da capacidade de atendimento, a adequada alocação e o dimensionamento dos recursos. Este artigo objetiva investigar alternativas que agilizem o atendimento a pacientes. Neste contexto são aplicados princípios de gestão da capacidade de serviços, feita a análise do fluxo de tratamento a pacientes, utilizada a teoria das restrições na identificação de gargalos e desenvolvido um modelo de simulação a eventos discretos. A partir desse ferramental teórico elaborou-se uma proposta de melhoria para a redução do tempo entre o registro do paciente de urgência e o início do seu efetivo tratamento.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5970
ISSN: 1676 - 1901
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Administração



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.