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Title: Operações de pensamento e estratégias de ensino: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem
Other Titles: Thinking operations and teaching strategies: relationships and complexity as an alternative to decision-making in the dynamics of teaching and learning processes
Operaciones de pensamiento y estrategias de enseñanza: relaciones y complejidad como una alternativa para toma decisiones en la dinámica de los procesos de enseñanza-aprendizaje
Authors: Santos, Juliano dos
Meira, Karina Cardoso
Keywords: Ensino
Teaching
Enseñanza
Materiais de Ensino
Teaching Materials
Materiales de Enseñanza
Educação
Education
Educación
Aprendizagem
Learning
Aprendizaje
Pensamento
Thinking
Pensamiento
Issue Date: 2015
Publisher: Revista Eletrônica Gestão & Saúde
Abstract: Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratóriodescritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente namobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram às OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo.
Description: Vol. 6 (Supl. 3). Abril, 2015 p.2024-38
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6267
ISSN: 1982-4785
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