Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6295
Title: Protective action of priming agents on Urochloa brizantha seeds under water restriction and salinity conditions
Other Titles: Ação protetora de condicionantes em sementes de Urochloa brizantha submetidas à restrição hídrica e salinidade
Authors: Oliveira, Thaísa Fernanda
Santos, Heloisa Oliveira dos
Tostes, Douglas Pelegrini Vaz
Cavasin, Pedro Yuri
Rocha, Debora Kelli
Tirelli, Giovani Virgílio
Keywords: Brachiaria
Nitroprussiato
Nitroprusside
Espermidina
Spermidine
Desidratação
Dehydration
Estresse Salino
Salt Stress
Issue Date: 2021
Publisher: Journal of Seed Science
Citation: SANTOS, Heloisa Oliveira dos et al. Protective action of priming agents on Urochloa brizantha seeds under water restriction and salinity conditions. Journal of Seed Science, v. 43, p. 1-11, 2021.
Abstract: A resposta germinativa de sementes submetidas à condição de estresses artificiais são ferramentas para um melhor entendimento da capacidade de sobrevivência e adaptação das espécies em condições de estresses naturais. Diante disso, o objetivo neste trabalho foi avaliar o efeito do condicionamento fisiológico na germinação de sementes, quebra de dormência e comprimento de plântulas de Urochloa brizantha sob condições de restrição hídrica e estresse salino. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, em esquema fatorial (3 x 6), sendo três condições de germinação (água, restrição hídrica com PEG e salinidade com NaCl) e 6 tratamentos que constituíram as cinco soluções condicionantes (água destilada, nitrato de potássio, espermidina, giberelina e nitroprussiato de sódio) mais um controle (semente não condicionada). Determinou-se: teor de água após condicionamento (antes da secagem) e após a secagem das sementes; germinação aos sete e aos vinte e um dias após a semeadura; índice de velocidade de germinação; viabilidade pelo teste de tetrazólio das sementes remanescentes do teste de germinação; e comprimento de plântulas. O condicionamento fisiológico é eficiente em minimizar os efeitos negativos da restrição hídrica e salinidade. Com a utilização de nitroprussiato de sódio no condicionamento ocorre menor porcentagem de sementes dormentes e maior germinação, vigor e desenvolvimento de plantas.
Description: p. 1-11.: il. color.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6295
ISSN: 2317-1545
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.