Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6421
Title: A dimensão espiritual e sentido da vida na prática do cuidado de enfermagem: enfoque fenomenológico
Other Titles: The spiriual dimension and the meaning of life in nursing care: Phenomenological approach
La dimensión espiitual y el sentido de la vida en la práctica de los cuidados de enfermería: Enfoque fenomenilógico
Authors: Rocha, Renata Carla Nencetti Pereira
Pereira, Eliane Ramos
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Keywords: Espiritualidade
Spirituality
Espiritualidad
Existencialismo
Existentialism
Vida
Life
Cuidados de Enfermagem
Nursing Care
Atención de Enfermería
Prática Profissional
Professional Practice
Práctica Profesional
Issue Date: 2018
Publisher: REME • Rev Min Enferm.
Abstract: Refletir sobre a inferência da dimensão espiritual e o sentido da vida na prática do cuidado de Enfermagem prestado aos pacientes. Trata-se de estudo reflexivo sobre o cuidado de Enfermagem, centrado na dimensão espiritual e sentido da vida, pautado em pressupostos fenomenológicos existenciais. A articulação do estudo com a fenomenologia possibilitou compreender que o cuidado, como fenômeno da Enfermagem, ocorre em um mundo de vivências e experiências intersubjetivas e que o despertar da consciência por meio de valores motiva o sentido da vida, além de possibilitar ao cuidar um leque de possibilidades de propósitos e significados para a existência. Concluiu-se que o cuidado centrado no sentido da vida tendo como alicerce a dimensão espiritual possibilita ao profissional de Enfermagem abertura para transformação interior, desenvolvimento pessoal e, consequentemente, aprimoramento de suas ações de cuidado de maneira humana, holística, integral e, sobretudo, ética.
Description: 2018;22:e-1151
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6421
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.