Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6423
Title: Familiares e representações do medo e sofrimento emocional da criança na emergência: reeducação colaborativa no cuidado
Other Titles: Family members and representations of fear and emotional distress Of the child in the emergency room: collaborative re-education in care
Authors: Cunha, Silvia Helena Oliveira da
Pereira, Eliane Ramos
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Rocha, Renata Carla Nencetti Pereira
Keywords: Relações Familiares
Family Relations
Estresse Psicológico
Stress, Psychological
Medo
Fear
Enfermagem em Emergência
Emergency Nursing
Criança Hospitalizada
Child, Hospitalized
Issue Date: 2021
Publisher: Archives of Health
Citation: PEREIRA, Eliane Ramos et al. Familiares e representações do medo e sofrimento emocional da criança na emergência: reeducação colaborativa no cuidado. Archives of Health, Curitiba, v. 2, n. 6, p. 1530-1549, sep./oct., 2021.
Abstract: Problema: Relações entre família e criança hospitalizada no contexto da emergência, reforçam frequentemente a cultura do medo por meio de condutas que a amedrontam demasiadamente, especialmente quando submetidas aos procedimentos dolorosos. Objetivos: analisar representações sociais da família acerca do sofrimento da criança na emergência; identificar a cultura do medo no contexto das representações da família e implicações; elaborar cartilha aos familiares como ferramenta facilitadora na minimização do estresse psicológico da criança. Método: Estudo descritivo, abordagem qualitativa, pautada na Teoria das Representações Sociais, utilizou-se técnicas de evocação livre, entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados foram submetidos à análise de Bardin e classificados em cinco categorias: 1) profissionais de saúde; 2) objetos estranhos; 3) evento indesejável; 4) bactéria e infecção hospitalares e 5) medo da morte da criança. O estudo realizado na emergência pediátrica de um hospital universitário no município de Niterói/RJ e cujos sujeitos foram os familiares que acompanharam as crianças hospitalizadas. Conclusão: Percebe-se no cotidiano da emergência, que crianças sofrem dor emocional, antes da dor física, visto que medo excessivo da criança é culturalmente incentivado e aceito pelas famílias. Desconstruí-lo com educação e reforço positivo é eficaz ferramenta estratégica de promoção da saúde emocional ao binômio criança-família.
Description: p. 1530-1549.: il. p&b.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6423
ISSN: 2675-4711
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.