Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6554
Title: | Processo de enfermagem para paciente com fobia de agulha: estudo de caso |
Authors: | Mendonça, Angelo Braga Pereira, Eliane Ramos Magnago, Carinne Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Martins, Adriana de Oliveira |
Keywords: | Transtornos Fóbicos Phobic Disorders Infusões Intravenosas Infusions Intravenous Cuidados de Enfermagem Nursing Care Cateteres Catheters Ansiedade Anxiety |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Rev Bras Enferm. |
Abstract: | Objetivos: reportar um caso clínico de fobia de agulha que culminou em parada cardiorrespiratória e descrever os resultados de um plano assistencial voltado aos diagnósticos de medo e ansiedade, tendo como referencial o Modelo de Adaptação de Roy. Métodos: estudo de caso, desenvolvido em ambulatório de quimioterapia do Rio de Janeiro. A atuação profissional foi orientada pelo processo de enfermagem e subsidiada pelo uso de instrumentos de avaliação da rede venosa, ansiedade e medo. Resultados: o Modelo de Adaptação de Roy facultou a proposição de intervenções de enfermagem que permitiram ao sujeito do estudo uma adaptação aos estímulos externos e internos desencadeadores de síndrome vasovagal. Os instrumentos indicaram a escolha de um cateter semi-implantado como dispositivo de acesso venoso adequado que resultou na melhora dos níveis de ansiedade e medo. Considerações Finais: após o desenvolvimento das atividades de enfermagem, a ansiedade diminuiu e o paciente obteve maior autocontrole do medo. |
Description: | 2020;73(4):e20190095 |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6554 |
ISSN: | 1984-0446 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Processo de enfermagem para paciente com fobia de agulha estudo de caso.pdf | 502.41 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Nursing process for a patient with needle phobia a case study.pdf | 497.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.