Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6831
Title: Tomografia computadorizada na avaliação da distribuição do tecido adiposo abdominal de ratos alimentados com rações hiperlipídicas após desnutrição neonatal
Authors: Costa, Carlos Alberto Soares da
Alves, Erika Gomes
Gonzalez, Gabrielle de Paula Lopes
Barbosa, Thaís Barcellos Côrtes
Lima, Verônica Demarco
Nascimento, Renata
Monteiro, Alexandra Maria Vieira
Moura, Egberto Gaspar de
Saba, Celly Cristina Alves do Nascimento
Keywords: Tomografia Computadorizada por Raios X
Tomography X-Ray Computed
Gordura Abdominal
Abdominal Fat
Desnutrição
Malnutrition
Óleo de Soja
Soybean Oil
Óleo de Brassica napus
Rapeseed Oil
Ratos
Rats
Issue Date: 2007
Publisher: Radiol Bras
Citation: COSTA, Carlos Alberto Soares da et al. Tomografia computadorizada na avaliação da distribuição do tecido adiposo abdominal de ratos alimentados com rações hiperlipídicas após desnutrição neonatal. Radiol Bras., v. 40, n.5, p. 337–340, 2007.
Abstract: Descrever repercussões da ração suplementada com óleo de soja ou óleo de canola, por meio da tomografia computadorizada, na distribuição do tecido adiposo abdominal, após desmame de ratos desnu tridos durante a lactação. MATERIAIS E MÉTODOS: Ratas lactantes submetidas a restrição alimentar (RA) em 50%, de acordo com o consumo das lactantes controles (C). Após o desmame, filhotes desnutridos re ceberam ração contendo 19% de óleo de soja (RA-soja 19%) ou óleo de canola (RA-canola 19%). Os filho tes do grupo controle receberam ração contendo 7% de óleo de soja (C-soja 7%). Aos 60 dias de idade, foram realizadas medidas corporais e das áreas de tecido adiposo abdominal por meio de tomografia compu tadorizada. Após sacrifício, tecido adiposo abdominal foi excisado e pesado. Os dados foram expressos como média ± erro-padrão da média, considerando o nível de significância de p < 0,05. RESULTADOS: Os gru pos RA 19% desenvolveram similares comprimento, massa corporal e depósito de tecido adiposo visceral. Todas as avaliações realizadas foram significantemente menores em relação ao grupo C-soja 7%. Entre tanto, na tomografia computadorizada, os grupos RA-soja 19% e RA-canola 19% apresentaram diferenças significativas da distribuição do tecido adiposo abdominal. CONCLUSÃO: A tomografia computadorizada mos trou que a distribuição de tecido adiposo, na cavidade abdominal, pode ser dependente do tipo de óleo ve getal na dieta.
Description: p. 337–340.: il. p&b.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6831
ISSN: 1678-7099
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.