Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/7189
Title: E quando o desejo de viver recusa a vida como dever? resistências e adolescências em um hospital público localizado no Rio de Janeiro
Authors: Siqueira, Kassia de Oliveira Martins
Keywords: Saúde do Adolescente
Adolescent Health
Salud del Adolescente
Recusa do Paciente ao Tratamento
Treatment Refusal
Negativa del Paciente al Tratamiento
Hospitais Públicos
Hospitals, Public
Hospitales Públicos
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Transversos
Citation: SIQUEIRA, Kassia de Oliveira Martins. E quando o desejo de viver recusa a vida como dever? resistências e adolescências em um hospital público localizado no Rio de Janeiro. Revista Transversos, v. 6, n. 6, p. 1-17, out./mar. 2016.
Abstract: Este artigo tem como objetivo colocar em análise uma experiência profissional vivenciada em um hospital público localizado no município do Rio de Janeiro, problematizando as relações de poder que atravessam o cotidiano hospitalar, principalmente no que se refere à possibilidade de resistência das pessoas atendidas. Em um contexto de rotinas rígidas e práticas profissionais repetitivas, quase sempre afirmadas como necessárias e obrigatórias no cotidiano da área da saúde, entendo ser fundamental pensar a relação entre o que se define como saúde e como ética e a relação dessas definições com a moralização e judicialização da vida das pessoas atendidas. Desse modo, busca-se pensar, a partir do atendimento a um adolescente, como foi produzido o hospital enquanto lugar da cura e da “saúde” definida como oposto de doença, principalmente a partir das análises de Michel Foucault.
Description: p. 1-17.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/7189
ISSN: 2179-7528
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Serviço Social



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.