Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/8998
Title: Indicadores de cobertura em registros de câncer: Proposta metodológica para avaliação dos Registros de Câncer de Base Populacional
Other Titles: Complementss of cancer registration a method for evaluates population-based cancer registries
Authors: Moreira Filho, Djalma de Carvalho
Santos, Marceli de Oliveira
Correa, Carlos Roberto Silveira
Cordeiro, Ricardo Carlos
Thuler, Luiz Claudio Santos
Keywords: Neoplasias
Neoplasms
Indicadores de Morbimortalidade
Indicators of Morbidity and Mortality
Indicadores de Morbimortalidad
Indicadores Básicos de Saúde
Health Status Indicators
Indicadores de Salud
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas
Citation: SANTOS, Marceli de Oliveira. Indicadores de cobertura em registros de câncer: proposta metodológica para avaliação dos registros de câncer de base populacional. 2009. 64 f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610337.
Abstract: A informação sobre incidência de câncer, obtida através dos registros de câncer de base populacional – RCBP é um componente essencial de qualquer estratégia de controle de câncer. Nos últimos vinte anos o papel dos registros de câncer tem se ampliado, incorporando o planejamento e avaliação das atividades de controle de câncer. Neste cenário, torna-se de fundamental importância a qualidade das informações fornecidas pelos registros. Uma breve revisão das metodologias para realizar o controle de qualidade dos dados nos registros de câncer, das mais tradicionalmente utilizadas às alternativas propostas torna claro que tais processos não são de fácil aplicação. O RCBP de Porto Alegre foi escolhido para verificar a aplicabilidade desta metodologia à realidade dos registros de câncer brasileiros. O Método de Fluxos apresenta-se neste contexto como adaptável a registros de câncer de diferentes padrões, de rápida execução e sem custos financeiros adicionais. O método proposto permite que o registro de câncer estabeleça uma rotina de vigilância de cobertura, segundo variáveis, tais como, localização primária, idade, sexo e área geográfica.
Description: 64 f : il. p&b. e color.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/8998
Appears in Collections:TCCs, Teses e Dissertações defendidas em Instituições Externas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.