Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9574
Title: Ações de enfermeiros no manejo do paciente em tratamento quimioterápico: revisão integrativa da literatura
Other Titles: Nurses' actions in the management of patients undergoing chemotherapy: An integrative literature review
Acciones de las enfermeras en el manejo de pacientes sometidos a quimioterapia: Una revisión integradora de la literatura
Authors: Silva, Sara Soares Ferreira da
Cavalcante, Clara Beatriz Teixeira Lima
Anizio, Mahanny de Souza
Sobreira, Alexia Gabriele de Oliveira
Santos, Julia Marques de Oliveira
Pinto, Ana Cristina Silva
Souza, Sônia Regina de
Alcântara, Laísa Figueiredo Ferreira Lós de
Ramos, Raquel de Souza
Paula, Danielle Galdino de
Keywords: Enfermagem Oncológica
Oncology Nursing
Enfermería Oncológica
Cuidados de Enfermagem
Nursing Care
Atención de Enfermería
Tratamento Farmacológico
Drug Therapy
Quimioterapia
Melhoria de Qualidade
Quality Improvement
Mejoramiento de la Calidad
Issue Date: 2021
Publisher: Research, Society and Development
Citation: SOUZA, Sônia Regina de et al. Ações de enfermeiros no manejo do paciente em tratamento quimioterápico: revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. 1-15, 2021.
Abstract: Objetivo: compreender as ações de enfermeiros no manejo ao paciente oncológico em tratamento quimioterápico e seus impactos. Metodologia: trata-se de estudo de revisão integrativa, realizada em seis etapas, com abordagem quantitativa. Foram elencados estudos voltados às ações de Enfermeiros no manejo de pacientes em tratamento quimioterápico, no contexto brasileiro. O recorte temporal abrangeu estudos do período de 2016 a 2020, nos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: Foram selecionados 17 estudos, os quais apresentaram os seguintes grupos temáticos: 1) Ações realizadas por Enfermeiros no manejo ao paciente em tratamento quimioterápico e; 2) Impactos gerados pelas referidas ações. No que se refere às ações realizadas, foi possível identificar que essas ocorrem para além da assistência, sendo evidenciadas ações em gestão e em educação em saúde, inclusive na forma de produções tecnológicas que foram amplamente demonstradas nos estudos, com ênfase para elaboração de manuais, protocolos e materiais didáticos. No que tange aos impactos gerados pelas ações dos Enfermeiros, foram elementos de destaque nos estudos: promoção do acesso à educação em saúde; alívio da carga de estresse do paciente e a prestação do cuidado de forma individualizada. Conclusão: Foi possível evidenciar as diversas ações dos Enfermeiros em todos os momentos do processo quimioterápico, indo além do âmbito assistencial, demonstrando a importância de tal categoria profissional no referido contexto. Ademais, foi evidenciado que enfermeiros se utilizam rotineiramente da elaboração de novas tecnologias para melhoria de processos profissionais, gerando impactos positivos e contribuindo diretamente para o aprimoramento do manejo do paciente oncológico.
Description: p. 1-15.: il. color.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9574
ISSN: 2525-3409
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.